Mesa de debates do 9º Colóquio de Educação Especial de Pedagogia, com participação de mães atípicas

9º Colóquio de Educação chama mães atípicas para debater ensino a alunos autistas

15 abril, 2024

Mães atípicas – como são conhecidas as mulheres com filhos diagnosticados com alguma condição neurodivergente de desenvolvimento, como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) – trouxeram suas experiências de vida para debater o ensino a alunos autistas, no 9º Colóquio de Educação Especial do curso de Pedagogia da UNIVALE. O encontro foi realizado na noite de sexta-feira (12), no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, no campus II da instituição.

Professora Eliene Nery, no 9º Colóquio de Educação Especial de Pedagogia, com participação de mães atípicas
Professora Eliene Nery

Pesquisadora de educação especial e uma das organizadoras do Colóquio, a professora Eliene Nery afirma que o debate buscou responder questionamentos de mães atípicas, como “quem é o seu filho?”, “o que você deseja para o seu filho?” ou “o que a escola pode contribuir para o desenvolvimento do seu filho?”.

“O Colóquio em Educação Especial é uma promoção do curso de Pedagogia que está na nona edição, então nós temos história. E a proposta deste Colóquio é discutir a temática da educação especial. Hoje especificamente nós vamos trabalhar com o tema do autismo, e dando fala às mães atípicas. É um papo com as mães”, comentou a docente.

Pedagoga e mãe atípica, Suh Gomes, no 9º Colóquio de Educação Especial de Pedagogia
Suh Gomes

As convidadas para o Colóquio foram duas pedagogas que também são mães atípicas, Suh Gomes e Patrícia Abelha. A conquista da acessibilidade, especialmente em serviços de saúde, foi um dos desafios listados por Suh Gomes.

“A gente precisa discutir mais essa temática. É muito fácil falar de inclusão nas redes sociais, mas a gente ainda está muito atrasado na aplicabilidade no dia a dia, na rotina da escola, da universidade ou do trabalho. Porque se fala muito de inclusão, mas ela de fato está acontecendo? São muitos os desafios, como inacessibilidade. A acessibilidade não ocorre de fato. Nossos maiores desafios hoje estão nas operadoras de planos de saúde, com limitações em relação ao acesso à terapia, e o SUS é muito limitado em relação aos tratamentos”, disse Suh.

Márcio Vaz, aluno de Pedagogia, no 9º Colóquio de Educação Especial, com participação de mães atípicas
Márcio Vaz

Aluno de Pedagogia, Márcio Vaz espera que o conhecimento adquirido no Colóquio de Educação Especial o torne um profissional mais qualificado, quando se formar. “Esse evento é muito bom, para a gente entender cada vez mais sobre o autismo e podermos, no futuro, nos tornarmos profissionais cada vez melhores. Porque é conhecendo que a gente consegue incluir de verdade. E agora, tendo a disciplina de Educação Especial com a professora Eliene Nery, para nós é muito importante para ligar a teoria às falas de mães. É uma experiência muito boa o Colóquio deste ano”, afirmou o estudante.