Formação de Docência em Saúde do curso de Medicina

Curso de Medicina promove formação sobre instrumentos e critérios de avaliação na preceptoria

25 setembro, 2024

Treinamento faz parte da capacitação contínua para professores e preceptores do curso de Medicina

Nos cursos da área de saúde, a preceptoria é uma etapa importante na formação dos estudantes, que ocorre quando um profissional da área atua como orientador prático em estágios e internatos. O curso de Medicina da UNIVALE promoveu na segunda-feira (23) mais uma capacitação da Formação de Docência em Saúde, que neste semestre foi focada em instrumentos e critérios de avaliação na preceptoria.

Coordenador Romeo Lages fala durante Formação de Docência em Saúde do curso de Medicina
Professor Romeo Lages

Coordenador do curso, o professor Romeo Lages Simões compreende que os preceptores têm grande importância na supervisão de alunos em campos do internato médico, e a capacitação continuada contribui para a avaliação de atividades práticas.

“É muito importante também saber que eles vão utilizar ferramentas que estão sendo utilizadas hoje no Brasil e no mundo, com instrumentos avaliativos que vão direcionar a abordagem dos alunos em uma capacitação mais adequada. Para nossos preceptores e docentes, isso gera uma sensação de pertencimento. O preceptor muitas vezes está no extramuro da universidade, e isso é muito importante para que eles sintam pertencentes à instituição, mesmo que não sejam docentes. Eles têm uma responsabilidade muito grande e são parte integral na formação dos nossos futuros médicos”, declarou o coordenador.

Pedagoga do curso de Medicina, a professora Karla Nascimento reforça que o propósito do programa de formação é aprimorar os conhecimentos dos preceptores que acompanham os estudantes durante os estágios.

Pedagoga Karla Nascimento fala durante Formação de Docência em Saúde do curso de Medicina
Professora Karla Nascimento

“Vamos passar um curso on-line gratuito e nós, como curso de Medicina que fomenta essa formação dos profissionais da área da saúde, faremos um grupo de estudos para discutirmos essas temáticas quinzenalmente. O preceptor que fizer o curso tem a possibilidade de trazer essa discussão e socializar junto com os pares, com a minha mediação. Assim aprimoramos a formação acadêmica dos nossos estudantes, que serão profissionais competentes, e também melhoramos a própria qualidade da assistência que está sendo prestada à saúde”, afirmou Karla.

Ortopedista e traumatologista, Wrgelles Godinho Bordone Pires é professor do curso de Medicina e, antes disso, já era preceptor. Ele acredita que, para orientar bem os estudantes, é fundamental que se busque tanto a capacitação contínua para a docência quanto a troca de informações com outros profissionais do ramo.

“Participei do primeiro curso para docência, e agora estou neste novamente. Na época que participei do primeiro eu não era professor ainda. Acredito que a formação como docente é gradual, você se forma na carreira e depois procura se especializar mais para a área docente, com mestrado, outras pós-graduações e até doutorado. No meu caso, eu tenho mestrado, mas na carreira docente a gente tem também outros preparos com os alunos, que é a didática. Outra coisa muito importante é o contato com colegas, que compartilham as experiências, e isso é muito importante”, disse o professor.