Seminário Integrador de Enfermagem, com tema saúde e meio ambiente

Seminário de Enfermagem discute relação entre saúde e meio ambiente

26 outubro, 2023

A relação com o meio ambiente está sendo discutida por todos os cursos do Núcleo de Saúde da UNIVALE neste semestre. Nesta semana é a vez do curso de Enfermagem, que realiza seu Seminário Integrador com a participação dos alunos de todos os períodos em palestras, lives e apresentação de trabalhos científicos, entre segunda e sexta-feira (de 23 a 27/10).

Seminário Integrador de Enfermagem, com tema saúde e meio ambiente

Na abertura do Seminário Integrador, na segunda-feira, o painel “Doenças negligenciadas na interação saúde e meio ambiente” foi realizado no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, no campus 2 da universidade, com transmissão simultânea pelo canal da UNIVALE no YouTube.

“Neste semestre nós temos como tema central o meio ambiente e saúde. A gente vem trabalhando esse tema durante toda a semana, a correlação entre os aspectos ambientais que podem desencadear algum problema, alguma patologia na saúde, e como trabalhar isso dentro do curso de Enfermagem. Todos os alunos, desde o 1º até o 9º período, estão envolvidos em atividades acadêmicas e científicas para a realização desse projeto”, comentou a coordenadora do curso, professora Lílian Costa e Silva, ainda na segunda-feira.

As convidadas do painel de abertura foram duas médicas-veterinárias, Waneska Alves e Gleisiane Gomes. “As doenças negligenciadas são doenças infectoparasitárias, associadas a populações que vivem em situação de vulnerabilidade social, com acesso limitado a serviços de saúde, com grandes dificuldades de prevenção e controle. São doenças que precisam de uma abordagem integrada, com ações multissetoriais, iniciativas combinadas e intervenções econômicas. É um desafio complexo e multifacetado”, comentou Waneska Alves.

Veja o painel de abertura do Seminário Integrador de Enfermagem:

Falando diretamente do Rio de Janeiro, a convidada da live de quarta-feira (25) foi Juliana Wotzasek Rulli Villardi, vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que falou sobre como profissionais de saúde devem estar atentos à relação entre saúde e meio ambiente, discutindo esta questão para instrumentalizar ações. Ela destacou como o ser humano é um animal sociopolítico, que transforma a natureza e os sistemas ecológicos para a produção e o consumo.

“Essa relação entre meio ambiente e saúde, todo mundo percebe. Quem passa por uma área com poluição atmosférica maior, sente um incômodo na respiração. Se a água não estiver adequada, você consegue observar. O ser humano atua sobre o meio ambiente há muitos anos, na superfície do nosso planeta. As atividades agropecuárias datam de 11 mil anos atrás. É um processo natural na relação do ser humano com a natureza. O desenvolvimento produtivo industrial muda completamente nossa relação com a natureza, e isso promove uma reconfiguração da nossa vida social e da nossa forma de nos relacionarmos com o meio ambiente, explorando a natureza de forma diferente”, disse Juliana.

Veja a transmissão sobre saúde e meio ambiente no canal da UNIVALE no YouTube:

Ao encerrar a live de quarta-feira, a coordenadora do curso de Enfermagem da UNIVALE enfatizou como a relação com meio e ambiente precisa ser considerada ao se elaborar políticas públicas em saúde.

“Não se falava tanto de problemas ambientais há algum tempo, e hoje em dia a gente tem visto que é essencial discutir isso não só dentro das grandes organizações, do estado, governo e municípios, mas também é importante trazer essa discussão para a academia. A academia vem para trazer propostas que são muito relevantes para a melhoria do meio ambiente, e nossos alunos estão discutindo isso em trabalhos excelentes, que estamos vendo ao longo da semana. O meio ambiente é o nosso território, e a gente precisa cuidar do território onde a gente vive”, analisou a professora Lílian.

A quinta (26) e a sexta-feira (27) foram os dias que a organização do Seminário Integrador reservou para apresentação de trabalhos dos estudantes. Na quinta, apresentam os alunos do 4° ao 7° períodos. Encerrando a semana, o “Tecendo Saberes” traz apresentações dos discentes do 8° período.

Veja também o registro que a UNIVALE TV fez do Seminário Integrador do curso de Enfermagem:

Veja mais fotos do Seminário Integrador de Enfermagem: