Apresentação oral no 6º Ciclo Ibero-americano de Diálogos Contemporâneos garantiu menção honrosa à aluna Sabrina Olegário Santana e às docentes Maria Terezinha Bretas Vilarino e Maria Celeste Reis Fernandes De Souza
Aluna do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) da UNIVALE, Sabrina Olegário Santana teve um trabalho selecionado para o 6º Ciclo Ibero-americano de Diálogos Contemporâneos, realizado em Porto (Portugal), entre os dias 20 e 22 deste mês.
Dentre cerca de 90 resumos inscritos, apenas seis receberam menção honrosa por parte dos organizadores do evento, eles a apresentação oral “A morte à espreita: uma análise de dados sobre a morte do jovem negro”, produzida por Sabrina sob orientação das professoras Maria Terezinha Bretas Vilarino e Maria Celeste Reis Fernandes De Souza, ambas creditadas como coautoras e também agraciadas com a menção honrosa.



“O objetivo deste estudo é analisar as taxas de violência e de mortalidade entre os jovens negros no Brasil, estabelecendo relações entre os dados de mortalidade, juventude e de raça. O estudo busca refletir sobre a presença do racismo estrutural nas estatísticas de violência e como isso impacta a juventude negra, especialmente nas periferias urbanas”, explicou Sabrina, na apresentação em vídeo gravada pela UNIVALE TV e exibida durante o 6º Ciclo Ibero-americano de Diálogos Contemporâneos, que teve “História, Poder e Sociedade” como tema central.
Você pode se interessar por:
- Orquestra Filarmônica UNIVALE de Valadares apresenta o concerto “Música e Território: uma abordagem histórica”
- Resultado — Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Programa de Extensão (PGE) Centro de Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia (CAIGE)
- Curso de Agronomia realiza 4ª Semana do Produtor Rural na UNIVALE
O certificado de menção honrosa foi emitido pelo Centro Português de Apoio à Pesquisa Científica e à Cultura (Conjugare), reconhecendo o estudo pela qualidade da investigação e exposição, juntamente pela interação com a audiência.
A mestranda Sabrina, que é bolsista, agradece à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela oportunidade, e às professoras Maria Terezinha e Maria Celeste pela parceria. A obra foi resultado de uma atividade investigativa na disciplina “Juventude, vulnerabilidade, violência e território”, ministrada no GIT pelas docentes Maria Terezinha e Maria Celeste.