Ao lado do professor Bernardo Nogueira, a mestranda Letícia Vasconcellos Moreira escreveu capítulo para livro do grupo de pesquisa em Direito e Literatura da universidade da capital

Graduada em Direito e aluna do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), Letícia Vasconcellos Moreira foi uma das expositoras do 2º Colóquio do Grupo de Pesquisa Legentes, voltado a estudos em Direito e Literatura na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Ela participou da mesa-redonda com apresentação do texto “Corpo-território-samba”, produzido em coautoria com o professor Bernardo Nogueira – docente da UNIVALE no curso de Direito e no GIT – e incluído como um dos capítulos do livro “Dito de outra forma, Direito e Literatura”, lançado no Colóquio.
Letícia explica que trabalho apresentado na PUC-MG é um recorte das pesquisas feitas para sua dissertação no GIT e fruto também de estudos desenvolvidos no Núcleo Interdisciplinar Educação, Saúde e Direitos (Niesd, laboratório vinculado ao mestrado da UNIVALE) para o projeto “Direito, literatura e reinvenções simbólicas do território”.
“Quando dizemos aqui de um corpo-território-samba, chamamos aqueles que aprendem dançando, que curam cantando, e que resistem celebrando e afirmando a vida e a liberdade através do corpo. Pensamos aqui no samba, que é sabedoria encarnada nos corpos-territórios que inventam a roda, que é tecnologia de resistência e que atravessou séculos de dor e reinvenção. Usamos dessa categoria corpo-território-samba para pensar como o corpo-território em samba organiza práticas sociais que ensinam cidadania, hospitalidade, democracia, direito à cidade e direito ao próprio corpo, tudo isso como fresta para ousarmos um Direito reencantado”, afirmou a mestranda.
Você pode se interessar por:
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 093/2025 - Processo Seletivo para ingresso no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Gestão Integrada do Território, nível de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar, da Universidade Vale do Rio Doce – GIT/UNIVALE
- Ritual do plantio de árvore marca formatura da 8ª turma de Medicina da UNIVALE
- Edital UNIVALE Nº 102/2025 — Prorrogação do Prazo de Seleção do Edital UNIVALE Nº 096/2025

O artigo de Letícia e Bernardo se tornou ainda o sexto capítulo do livro “Dito de outra forma, Direito e Literatura”, publicado pela Editora Dialética para celebrar os 10 anos do grupo Legentes. A obra traz 13 textos, que escrevem em diálogo entre si e com autores como Conceição Evaristo, Jacques Derrida, Jefferson Tenório, Luiz Antônio Simas e Luís Alberto Warat, dentre outros.
“Para mim, participar desse Colóquio traz muito aprendizado e traz encontros com outras presenças, outros corpos-territórios, afetos, abraços, acolhimento e partilha. Para mais, reintegra meu corpo no mundo, em outros espaços. Ou melhor, em um lugar pensando nesse conceito a partir dos estudos territoriais, que é Belo Horizonte, minha terra natal. É com muito prazer e gratidão que levo nossa pesquisa, que represento e incorporo o professor Bernardo em minha fala, e sigo abrindo frestas para possibilidades outras, horizontes outros, sempre por vir”, concluiu a mestranda.











