Uso da metodologia Coil é um importante passo para a internacionalização da UNIVALE, impactando a formação de estudantes e o desenvolvimento do corpo docente
O curso de Medicina da UNIVALE firmou uma parceria de colaboração acadêmica com a Universidad Tecnológica Metropolitana (Utem), do Chile, utilizando a metodologia Coil – sigla em inglês para Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line. A iniciativa fortalece relações científicas e culturais entre os participantes, com atividades de estudo e pesquisa que incluem webnários e videoconferências, promovendo a colaboração em áreas de interesse comum para ambas as instituições. O primeiro encontro foi realizado sexta-feira (4), com 53 estudantes da UNIVALE.

A diretora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da universidade, professora Elaine Pitanga, considera o uso da metodologia Coil um importante passo para a internacionalização da UNIVALE, impactando a formação de estudantes e o desenvolvimento do corpo docente. A parceria com a Utem, observou Elaine, simboliza a convicção de que a cooperação internacional pode transformar o ensino, a aprendizagem e a pesquisa na UNIVALE.
“A metodologia colaborativa on-line, Coil, vem sendo adotada como estratégia fundamental para conectar nossa comunidade acadêmica a instituições de ensino superior de diferentes partes do mundo. Por meio da participação em redes internacionais, ampliamos possibilidades de atuação conjunta com universidades parcerias, fortalecendo a troca de saberes, o ensino e a aprendizagem em ambientes virtuais globais, e a construção de projetos interinstitucionais que contribuam para uma educação mais inclusiva e conectada aos desafios contemporâneos”, afirmou a professora.

Por videoconferência, participaram da primeira sessão os representantes da instituição chilena e o professor Pedro Marçal, docente da UNIVALE atualmente realizando pesquisas nos Estados Unidos, e responsável por articular a parceria entre as duas universidades na utilização da metodologia Coil.
“Pedi o apoio institucional da UNIVALE, via a professora Elaine Pitanga, que também é responsável pelo setor de Internacionalização da universidade, e iniciamos a articulação com o curso de Medicina. Convidei os professores responsáveis pelos módulos de Fisioquímica, trabalhando os grupos temáticos de Bioquímica e Genética. Houve uma participação ativa dos professores nesse processo. Eles apresentaram o projeto inicialmente aos estudantes, mostrando como é inovador e importante termos a colaboração dos estudantes, que receberam a ideia com muito entusiasmo”, comentou Pedro Marçal.




