Professora Sueli Siqueira, senador de Massachusetts Jamie Eldridge e reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha, em evento sobre a migração de Valadarenses para os Estados Unidos

Pesquisadora da UNIVALE apresenta histórico da migração em Valadares para senador dos EUA

02 janeiro, 2024

Senador do estado norte-americano de Massachusetts, Jamie Eldridge passou o fim de 2023 em Governador Valadares para conhecer a realidade que leva muitos mineiros a deixarem o país de origem para tentar construir a vida nos Estados Unidos. Entre os compromissos do senador na região estava a apresentação do histórico do fluxo migratório em Valadares e municípios vizinhos para a América do Norte, e Eldridge conheceu de perto o trabalho da professora Sueli Siqueira, pesquisadora da UNIVALE que é referência internacional em estudos sobre o tema, sobre o qual ela leciona no mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT).

Senador de Massachusetts Jamie Eldridge, em evento sobre a migração de Valadarenses para os Estados Unidos
Senador de Massachusetts, Jamie Eldridge (Fotos nesta matéria: cortesia Sicoob Crediriodoce)

A apresentação da professora Sueli aconteceu em uma reunião na quinta-feira (28 de dezembro), no Sicoob Crediriodoce, com a presença da reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha. Na oportunidade, a cooperativa de crédito e o Sebrae, agência de apoio a micro e pequenas empresas, também explicaram suas iniciativas de incentivo a empreendimentos de emigrantes. Autoridades políticas, como o deputado federal Leonardo Monteiro e o vereador Paulinho Costa, falaram sobre demandas de políticas públicas que possam beneficiar migrantes e os familiares que permaneceram no Brasil.

Jamie Eldridge disse que já tinha conhecimento do trabalho sobre migração de Sueli, mas que foi a primeira vez em que viu pessoalmente uma apresentação da professora. E, segundo o próprio senador, pela primeira vez ele compreendeu porque há tantos mineiros vivendo nos Estados Unidos.

“Como senador do estado, estou profundamente comprometido com o bem-estar e com um bom padrão de vida para toda a população que represento, e cerca de 5% dessa população é de imigrantes brasileiros, muitos deles da região de Governador Valadares. Cheguei a Minas há dois dias e aprendi muito sobre os impactos de tantas pessoas daqui deixando o estado para ir aos Estados Unidos, muitos deixando familiares passando por dificuldades financeiras. Portanto, é melhor para os estados de Massachusetts e de Minas Gerais se trabalharmos de forma cooperativa”, afirmou Eldridge.

O histórico da migração e suas consequências

Em sua palestra, Sueli Siqueira resumiu mais de 30 anos de estudos sobre a trajetória da migração de valadarenses, explicando como esse processo foi influenciado por fatos que incluem a expansão econômica e populacional nas primeiras décadas de emancipação política de Valadares, até a presença de engenheiros norte-americanos em obras da Estrada de Ferro de Vitória a Minas.

No cenário atual da migração, demonstrou a professora, o município passa por escassez de mão de obra para trabalhos que exigem baixa qualificação, como a construção civil. E isso, explicou Sueli, se deve menos a questões migratórias, e mais a uma queda da taxa de natalidade e crescimento do acesso à educação entre as camadas mais pobres da sociedade.

Professora Sueli Siqueira, em evento sobre a migração de Valadarenses para os Estados Unidos

“A cultura da migração é a ideia de que a vida aqui nunca vai dar certo. Essa é a parte mais perversa desse movimento. Eles vão trabalhar em um mercado de trabalho secundário, porque há muito tempo existe a demanda da economia local por essa força de trabalho que aqui está começando a faltar. É uma mão de obra que muitas vezes é qualificada aqui e vai trabalhar lá em um mercado desqualificado, recebendo muito menos que o trabalhador nativo”, disse Sueli.

A professora defende a necessidade de descriminalizar o ato migratório. “O Texas agora criminalizou a migração, isso foi há umas duas semanas. O migrante laboral, aquela pessoa que vai para trabalhar, possuindo ou não documentos, ele não é um criminoso. O migrante não é um criminoso, é um trabalhador. É alguém que está indo para trabalhar, em busca de melhores condições de vida”, salientou a pesquisadora.

A reitora da UNIVALE destacou a importância da pesquisa acadêmica como fator de influência para a elaboração de políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Esse é o papel da pesquisa, é para isso que a universidade investe em pesquisa. Nosso objetivo é que os dados e todo o diagnóstico do estudo que é feito realmente sirvam de base para que pessoas como o senador possam realmente compreender a realidade e propor soluções para os desafios que nos são apresentados”, enfatizou Lissandra.

Professora Sueli Siqueira e senador de Massachusetts Jamie Eldridge, com a ativista valadarense Ilma Paixão atuando como tradutora, em evento sobre a migração de Valadarenses para os Estados Unidos
Senador disse que pela primeira vez compreendeu porque tantos mineiros fazem o movimento de migração para os Estados Unidos