Egressa Jaqueline, de psicologia, no lançamento do livro mulheres na psicologia

Egressa da UNIVALE participa de livro sobre mulheres na Psicologia

28 julho, 2023

Jaqueline Braga, da turma de Psicologia de 2004, contribuiu como co-autora no livro “Mulheres na Psicologia”, da Editora Leader

Por: Natalia Lima Amaral

Jaqueline Braga, egressa da turma de 2004 do curso de Psicologia da UNIVALE, participou como co-autora do livro Mulheres na Psicologia — Edição Poder de uma Mentoria, Volume I, da Editora Leader, que tem o objetivo de dar voz às mulheres da área. Ela mora em Portugal desde 2018, onde começou a prestar serviços de consultoria e, posteriormente, mentoria de carreiras com foco no autodesenvolvimento para nível de gerência de vários setores. Atualmente, com clientes no Brasil e em Portugal, Jaqueline possui parcerias com empresas onde realiza recrutamento, seleção, implantação e treinamento de RH.

A história com a UNIVALE

egressa jaqueline formanda na UNIVALE mulheres na psicologia
Turma de Psicologia da UNIVALE, em 2004 — Acervo pessoal

Jaqueline é natural de Ipatinga e quando decidiu fazer uma graduação, o seu curso escolhido, Psicologia, não era ofertado ainda na cidade. Foi então que a UNIVALE surgiu como uma opção, visto que Governador Valadares lhe proporcionava ficar próxima da família. “Era a primeira vez que saía de casa. Eu tinha 18/19 anos quando decidi pela UNIVALE. Comecei a graduação e fiquei encantada com tudo. Lembro que no primeiro ano tivemos matérias bem diferentes como Filosofia e Anatomia, e a grade curricular foi uma das coisas que sempre achei muito bacana na Universidade”, conta.

Foi por conta dessa vivência durante a graduação, passando por diversas áreas de atuação da psicologia, que Jaqueline se encontrou no campo da gestão de recursos humanos (RH). “Percebi que faz muita diferença você ter oportunidades de estágio. Lembro que na época, pude fazer estágio no Detran, com avaliações de carteira de motorista. Tive contato com psicólogas maravilhosas, que cuidavam de nós e nos davam oportunidades de vivenciar a carreira. Vejo que a UNIVALE me deu muito suporte, com professores incríveis e com forte base teórica e prática. Meu irmão também estudou na UNIVALE e está muito bem, fez Engenharia Elétrica e está na Vale”, conta.

Mulheres na Psicologia: o poder de uma mentoria

lançamento do livro mulheres na psicologia
Lançamento do livro Mulheres na Psicologia — Acervo pessoal

Jaqueline conta que a oportunidade para participar do livro Mulheres na Psicologia: Edição o Poder de uma Mentoria chegou por meio do seu perfil no LinkedIn. Após realizar uma pós-graduação em Portugal, voltada para gestão de pessoas, o seu projeto de conclusão de curso tratava sobre mentoria de carreiras. “Comecei a formalizar todo o meu processo, que já realizava com outras pessoas. Devido à pandemia, eu estava em casa e daí comecei a prestar serviços de mentoria para pessoas do Brasil, ampliando para Portugal. Com isso, foquei no meu perfil do LinkedIn e divulguei meu trabalho lá. Um headhunter da Editora Leader entrou em contato comigo e explicou o projeto”, comenta.

jaqueline e livro mulheres na psicologia

Após uma reunião com a CEO da Editora, Andréia Roma, o objetivo do projeto foi levado à luz: dar voz a mulheres da área da psicologia. “Achei super interessante. São muitas mulheres que realizam o trabalho de mentoria. Passamos pelo processo de escrita do livro e poder trocar com várias outras pessoas do Brasil todo, sobre como é realizado um projeto de mentoria, foi gratificante”, explica Jaqueline. O lançamento do livro foi no dia 13 de julho, em São Paulo. “Foi excelente. Pude conhecer outras psicólogas, que moram do norte ao sul no país. Fiquei encantada e muito feliz de ver como temos voz e o objetivo da editora é esse”, conta.

Para adquirir o livro, acesse aqui.