Tela da roda de conversa “Mulheres na Tecnologia: Experiências, desafios e oportunidades”

UNIVALE debate inclusão de mulheres em profissões ligadas à tecnologia

09 novembro, 2023

O curso de Sistemas de Informação da UNIVALE promoveu uma roda de conversa na terça-feira (7), com o tema “Mulheres na Tecnologia: Experiências, desafios e oportunidades”, em que quatro egressas compartilharam sobre suas histórias no mercado de trabalho, em uma carreira que ainda é predominantemente masculina. O debate sobre a inclusão de mulheres em profissões ligadas à tecnologia foi realizado em uma plataforma virtual, com a participação de um grupo de estudantes do último período do curso.

Rossana Cristina Ribeiro Morais

A coordenadora do curso, professora Rossana Cristina Ribeiro Morais, relata que uma das motivações para o debate foi identificar os motivos que levaram à redução do interesse de mulheres por carreiras ligadas à tecnologia. As discussões abordaram ainda as histórias de vida das egressas de Sistema de Informação, com os desafios enfrentados para se inserirem na área.

“Hoje o mercado tem muito mais homens atuando e uma procura ainda baixa de mulheres pela formação nos cursos de tecnologia. O debate foi riquíssimo. As egressas, que estão há mais de 16 anos no mercado, trouxeram experiências muito interessantes do momento delas, da forma como elas se inseriram no mercado e das dificuldades que elas tiveram, mas sempre com reconhecimento e acolhimento em equipes quase que 100% masculinas. Hoje elas ocupam cargos importantes e tomam conta de grandes projetos. Mas a questão toda está no interesse inicial para se inserir na área”, afirmou Rossana.

Cristiane Mendes Netto

Também professora do curso, Cristiane Mendes Netto avalia que, ao dar visibilidade para egressas que se destacaram na área, a UNIVALE discute a desigualdade de gênero e incentiva a entrada de mulheres em profissões de tecnologia da informação.

“Nosso público dos cursos da área de tecnologia é quase que 95% de estudantes homens. A ideia é dar visibilidade para as egressas da UNIVALE que hoje estão no mercado de trabalho, atuando na área. O evento promoveu essa troca de experiências e essa visibilidade, e a gente acredita que com isso a gente amplia as oportunidades para outras pessoas que querem entrar na área e acham que não tem espaço para as mulheres. E todos têm condições iguais de exercer a profissão na área de tecnologia de informação, a prova disso são as egressas que participaram do evento. Foi uma conversa importante para os homens também, visto que a desigualdade de gênero é uma pauta que interessa a todos”, declarou Cristiane.

Desafios das mulheres que trabalham com tecnologia

Athayse Pereira, egressa de Sistemas de Informação
Athayse Pereira

Uma das egressas que falaram de suas experiências foi Athayse Pereira, atualmente analista de sistemas na Cenibra. Após se formar, em 2010, ela ingressou na Cenibra para atuar na área florestal da empresa. Foram 12 anos até a oportunidade de, na mesma instituição, trabalhar em um setor ligado à tecnologia. No atual cargo, Athayse acredita que o apoio de colegas e da gestão da empresa foi fundamental para exercer a profissão e conciliar a carreira com a vida familiar – ela tem um filho de 2 anos e está grávida, com outra criança a caminho.

“O que falei para os estudantes foi para não desistirem. É preciso ter muita vontade e, nem sempre, ser boa tecnicamente é o que vale. Eu tenho bom relacionamento, consigo me comunicar bem com as pessoas, e isso me ajudou demais. O conhecimento técnico é importante, mas se relacionar bem com as pessoas também ajuda. Minha experiência é muito desafiadora, mas tenho colegas que me ajudam muito. E tento aproveitar todo o meu tempo na empresa para aprender e para estudar, porque em casa eu tenho que dar atenção para meu filho, e isso é um desafio também”, pontuou a egressa de Sistemas de Informação.