NAF UNIVALE atinge o primeiro lugar nacional no número de atendimentos à população, de acordo com a Receita Federal

16 julho, 2024

Foram realizados 9.491 serviços somente no primeiro semestre de 2024

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UNIVALE se consolida como referência nacional, alcançando o primeiro lugar no número de atendimentos à população, conforme dados divulgados pela Receita Federal. O crescimento notável do NAF UNIVALE é evidenciado pelo aumento constante dos serviços prestados à comunidade, que resultou na ascensão ao topo do ranking nacional.

No ano passado, o NAF UNIVALE já se destacava entre os melhores do país, realizando mais de 14 mil atendimentos e ocupando a quarta posição no ranking nacional. No entanto, o desempenho do núcleo em 2024 foi ainda mais impressionante: somente no primeiro semestre deste ano, foram realizados 9.491 serviços, conforme dados repassados pela Receita Federal.

WhatsApp Image 2024 07 16 at 09.42.25

De acordo com a coordenadora do NAF, Katarina Flávia Ferreira Pimenta, “a cada semestre, nos deparamos com novos desafios, e esses desafios nos motivam na busca constante pela prestação de um serviço de excelência para a comunidade, visando sempre a transformação das pessoas e empresas atendidas. O primeiro lugar entre os melhores NAFs do Brasil não representa apenas números, mas também a competência e o empenho de todos do NAF UNIVALE em prol da comunidade”.

Estabelecido por meio de um convênio com a Receita Federal, o NAF UNIVALE é um órgão integrado ao curso de Ciências Contábeis da instituição. Além de servir como ponto de atendimento à comunidade, oferecendo serviços nas esferas fiscal, tributária e previdenciária, o NAF desempenha um papel acadêmico fundamental. Ele proporciona aos alunos e professores um ambiente de extensão onde podem aplicar e aprimorar seus conhecimentos práticos.

Coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNIVALE, o professor Mauro Guariente ressalta a importância do trabalho em equipe e do atendimento comunitário. “Integro um grupo de pessoas que verdadeiramente se preocupam em disseminar a cultura e a educação fiscal. Atender já é um grande feito, isso não se contesta. Mas precisamos ver além... nosso lema será: ‘atender sim, transformar sempre!’. Os atendimentos, além de resolver o problema, precisam denotar que, da próxima vez, seja algo mais avançado! Não como um desafio para nós do NAF, mas como uma perspectiva para a comunidade”, salientou.

Serviços oferecidos pelo NAF UNIVALE

O NAF UNIVALE exemplifica o espírito de serviço e colaboração ao oferecer suporte contábil e fiscal gratuito, promovendo acesso essencial e orientação especializada para cidadãos e pequenas empresas. Confira os serviços prestados:

Atendimento NAF
  • declaração de imposto de renda da pessoa física;
  • parcelamentos do imposto de renda;
  • pedido de isenção de imposto de renda para quem tem moléstias graves;
  • regularização / parcelamento das dívidas do MEI - Microempreendedor individual;
  • abertura do MEI;
  • encerramento do MEI;
  • emissão das guias do MEI;
  • simulação de aposentadoria;
  • cálculo do tempo de contribuição para o INSS;
  • pedidos de aposentadoria;
  • pedidos de auxílio doença;
  • pedidos de auxílio maternidade;
  • pedidos de pensão por morte.

Linha do Tempo do NAF UNIVALE

2014: marco inicial do NAF na UNIVALE.

2015: formalização do projeto por meio de convênio com a Receita Federal.

2019: primeiro lugar no concurso Andiovisual Innovación Social, na categoria Instituição de Ensino Superior com o vídeo "NAF Itinerante" apresentado durante o Workshop Internacional sobre Experiências Inovadoras do NAF, que aconteceu em Cuzco, no Peru.

2022: NAF UNIVALE conquista o 5º lugar no Brasil, com 10.999 atendimentos voltados para a comunidade hipossuficiente.

2023: NAF sobe para a 4ª posição, realizando mais de 14 mil atendimentos. Recebe reconhecimento da Receita Federal pela qualidade do atendimento e um selo bronze de referência em atendimento concedido pelo Sebrae.

2024: NAF UNIVALE atinge o 1º lugar no ranking nacional com 9.491 atendimentos no primeiro semestre do ano.

Essa trajetória reforça o compromisso do NAF UNIVALE em servir a comunidade, proporcionando um serviço essencial e de qualidade, além de contribuir para a formação prática dos futuros profissionais de contabilidade.

Serviço

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal está localizado na rua Lincoln Byrro 281 no bairro de Lourdes. Dentro da ETEIT - Escola Técnica da UNIVALE.

Atendimento de segunda a sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h.