Seminário Integrador e Jornada Acadêmica da Odontologia

Odontologia: Periodontia, mercado de trabalho e meio ambiente são discutidos em Jornada Acadêmica e Seminário Integrador

20 outubro, 2023

O curso de Odontologia movimentou o campus II da UNIVALE ao longo desta semana, entre os dias 16 e 19 (de segunda a quinta-feira), com a realização do Seminário Integrador, que discutiu mercado de trabalho e a relação entre saúde e meio ambiente, e da Jornada Acadêmica (Jauni), com foco na periodontia – ramo da Odontologia que estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes.

O primeiro evento da semana, na segunda-feira, foi a transmissão de uma live no canal da UNIVALE no YouTube, mediada pela professora Ayla Norma Ferreira Matos e que recebeu convidados para debater o panorama atual do mercado de trabalho da Odontologia. “É um tema instigante, sempre atual. E a universidade tem um papel fundamental, pois tem a missão de qualificar profissionais para o mercado, transformando vidas por meio da educação”, disse Ayla.

Seminário Integrador e Jornada Acadêmica da Odontologia

Durante a conversa, a professora falou da importância de aprofundar os estudos, com foco na carreira: “Competência técnica é fundamental, é algo que nem se discute e é inerente à profissão que a gente escolhe. Mas junto com isso vem a necessidade de outras habilidades. Principalmente as socioemocionais, como o trabalho em equipe e a resiliência. O mercado é muito dinâmico e requer um olhar muito atento, para identificar as oportunidades e possibilidades”.

Veja as discussões sobre o panorama atual do mercado de trabalho da Odontologia:

Na terça-feira, a Jornada Acadêmica foi realizada durante a manhã e a tarde, no auditório do Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, o Hermirão. Enquanto o Seminário Integrador é promovido pela coordenação do curso, na Jauni a organização fica a cargo de estudantes – neste semestre, a responsabilidade coube aos alunos que integram a Liga Acadêmica de Periodontia.

Presidente da Liga e aluno do 5º período de Odontologia, Raphael Bezerra explica que as palestras da Jauni buscaram expandir temas de periodontia para além do que é estudado durante a graduação.

Seminário Integrador e Jornada Acadêmica da Odontologia

“Meu desejo era trazer isso, para que os alunos tivessem contato desde cedo, já decididos para um certo caminho depois de formados. Na nossa Jornada Acadêmica, a gente trouxe temas abrangentes da periodontia, além da graduação. Nosso lema é que ‘todos os caminhos levam à periodontia’. A gente mostrou o âmbito cirúrgico, âmbito de regeneração óssea, nervosa e tecidual em geral, além de cirurgias pequenas a grandes. Tudo vai começar ou terminar na periodontia”, comentou Raphael.