Univale realiza Oficina de Oratória para alunos da graduação

UNIVALE realiza Oficina de Oratória para alunos da graduação

10 novembro, 2021

Com mais de 60 inscritos, a Oficina de Oratória teve boa adesão e preparou alunos para um melhor desempenho ao falar em público

Por: Natalia Lima Amaral

oficina de oratoria da UNIVALE

No último dia 8 de novembro foi concluída mais uma Oficina de Oratória, desenvolvida pelo serviço de apoio psicológico do Espaço A3, em parceria com os alunos do Estágio B1 supervisionados pela professora Daena Cunha de Fialho, do curso de Psicologia da UNIVALE. Foram 69 alunos inscritos, e dentre eles foram selecionados  para participar dos encontros aqueles que apresentavam maior dificuldade.

A oficina de oratória está em sua quinta edição e buscou minimizar os problemas de quem tem uma maior dificuldade para falar em público, além das questões psicológicas e sociais que acompanham esse processo. A professora Adriana Portugal, do curso de Psicologia, foi responsável por elaborar este projeto e conta sobre ele com muito orgulho.

"É uma realização e um meio de auxiliar tantos alunos que tem medo de falar em público, apresentar trabalho. E depois, ter a satisfação de encontrá-los nos corredores dizendo que pela primeira vez pediram ao grupo para apresentar um trabalho à turma. Isso faz tudo valer a pena"
oficina de oratória auxilia a superar o medo de falar em público

Os alunos que participaram contam que o conteúdo foi passado de forma leve e interativa. Mariana Santos Xavier, do 1º período de Jornalismo da UNIVALE, diz que foram momentos enriquecedores para sua trajetória pessoal, principalmente ao lidar com os desafios de se expressar.

"Senti que acrescentou bastante no meu crescimento pessoal e acadêmico. Provavelmente vai ser um processo longo até que eu me sinta segura o suficiente pra falar em público com tranquilidade, mas já percebi uma melhora significativa graças o que foi falado nos encontros. Tenho colocado em prática no meu cotidiano algumas coisas repassadas na oficina, como a respiração diafragmática e a análise interna de algumas situações que saem do meu controle"