Ação Outubro Rosa Day, dos cursos de Saúde, na Unidade de Saúde do Conjunto Sir

Outubro Rosa Day: cursos de saúde levam prevenção ao câncer de mama ao Conjunto Sir

24 outubro, 2023

Durante todo o mês, a campanha do Outubro Rosa é dedicada à conscientização e prevenção do câncer de mama. De acordo com a Santa Casa de São Paulo, esse é o tipo que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Sabendo da importância dessa conscientização, alunos dos cursos do Núcleo de Saúde da UNIVALE se reuniram em uma Unidade Básica de Saúde no Conjunto Sir, em Governador Valadares, para oferecer diversos serviços gratuitos para os moradores. A ação foi uma parceria com a Prefeitura de Governador Valadares.

Café da manhã, massagem, corte de cabelo, exames preventivos e muitos outros atendimentos foram oferecidos para quem passou pelo posto de saúde. O principal objetivo da ação foi a conscientização da população, em especial as mulheres, sobre os cuidados e a prevenção do câncer de mama.

Na parte da tarde, duas palestras fizeram parte da programação do Outubro Rosa Day. Ambas ministradas por professores do curso de Medicina da UNIVALE. A primeira foi com o médico oncologista, André Mendes de Vasconcellos, que abordou temas como a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Já o doutor em imunoterapia, Thalisson Arthur Ribeiro Gomides, levou informações sobre as opções de tratamento disponíveis e os avanços científicos na área.

Teve também programação para as crianças, com pesagem, pula-pula e pintura facial. Houve também uma sala de espera com a presença do curso de Fisioterapia. Nesse espaço, os profissionais estiveram disponíveis para tirar dúvidas e oferecer orientações sobre cuidados físicos e reabilitação durante e após o tratamento do câncer. Participaram do evento os cursos de Enfermagem, Educação Física, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia e Medicina da UNIVALE.

Ação Outubro Rosa Day, dos cursos de Saúde, na Unidade de Saúde do Conjunto Sir

A professora do curso de Enfermagem, Sheila Furbino, destacou que a presença dos alunos no evento vai ao encontro dos objetivos da instituição. “Como a universidade é comunitária, entre seus objetivos está o de ofertar serviços para a comunidade. E esta unidade é campo de estágio dos cursos de Enfermagem e Medicina. Achei interessante porque, ao mobilizar a comunidade junto com a ESF, os alunos fortalecem o estágio e se aproximam da comunidade”, explicou.

Aluna do 3º período de Enfermagem, Rita Edwiges de Jesus Moura, apesar de ainda não estagiar, participou da ação Outubro Rosa Day, auxiliando no preenchimento do prontuário e na pesagem das crianças. “Acho que participar ajuda demais a ver como vai ser nosso ambiente de trabalho. É muito bom”, elogiou.

Serviços que foram oferecidos no Outubro Rosa Day:

• Coleta de preventivo para câncer de colo de útero;
  • Exame clínico de mama e solicitação de mamografia;
  • Teste rápido para as IST's (HIV 1 e 2, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C);
  • Avaliação do cartão de vacina;
  • Glicemia capilar e orientações sobre prevenção, monitoramento e tratamento de diabetes;
  • Aferição de pressão arterial e orientações sobre prevenção, monitoramento e tratamento de hipertensão arterial;
  • Avaliação de Bioimpedância;
  • Ventosaterapia e massagem.