Entrega de certificados a alunos que se destacaram no PAA (Programa de Aprimoramento Acadêmico) no segundo semestre de 2023

Programa de Aprimoramento Acadêmico garante diferencial no currículo de mais 80 alunos da UNIVALE

24 novembro, 2023

O Programa de Aprimoramento Acadêmico (PAA) é uma iniciativa do Espaço de Apoio ao Aluno (Espaço A3) da UNIVALE que permite aos estudantes se aprimorarem gratuitamente em disciplinas de seu interesse. Neste semestre, 80 alunos concluíram o PAA, e cinco deles foram homenageados na quinta-feira (23), por terem se destacado em seus respectivos cursos. Na solenidade, o coordenador do Espaço A3, professor Edmarcius Carvalho Novaes, considerou o programa um grande diferencial para o currículo dos alunos participantes do PAA.

“O Programa de Aprimoramento Acadêmico é uma política institucional da universidade. A gente trabalha na perspectiva do nivelamento e aprimoramento acadêmico, e é também uma oportunidade de formação continuada, pensando em demandas de mercado. Para além da área de formação de vocês, em cada curso de graduação, é algo que qualifica vocês ainda mais para o mercado. E é muito bacana ver que vocês encararam essa oportunidade de forma positiva. Vocês têm esse reconhecimento da instituição, porque abraçaram esse programa”, disse Edmarcius, falando aos alunos de destaque do PAA neste semestre.

Representando a reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha, a diretora de Educação a Distância da UNIVALE, professora Cristiane Mendes Netto, espera que o reconhecimento aos alunos de destaque incentive outros estudantes a também se inscreverem no PAA nos próximos semestres. Cristiane salientou ainda que o programa demonstra o compromisso da instituição em apoiar seus alunos.

“Sempre é um desafio, porque vocês já fazem muitas disciplinas e às vezes existem outras atividades durante o dia, até externas ao curso. E mesmo assim vocês se dedicaram a participar de um programa que é opcional para os estudantes, mas que vocês viram como uma oportunidade. É assim que começa o caminho. Aproveitando as oportunidades, se destacando, se empenhando, muitas vezes saindo da zona de conforto. Para se aprimorar, e aprender sempre. Conhecimento é algo que sempre vale a pena”, declarou a professora.

Alunos do PAA homenageados

Os homenageados neste semestre foram Abner Miranda Carvalho (estudante de Direito), destaque em Inglês; Ana Laura Ribeiro (Medicina), destaque em Matemática; Cauane Souza Fernandes de Aguiar (Terapia Ocupacional), destaque em Tecnologias para Apoio à Aprendizagem; Milena Gomes Cabreira (Medicina), destaque em Cultura Surda e Libras; e Priscila Moura Marçal (Publicidade e Propaganda), destaque em Espanhol.

Abner recebeu a homenagem pela segunda vez, já tinha sido o destaque em Português no semestre anterior. Ele pretende se inscrever no PAA nos próximos semestres e cursar outras disciplinas. “O programa é excelente, dá oportunidade para o aluno se aperfeiçoar em uma área além do curso que já faz. Para o mercado de trabalho, isso é um diferencial. É importante saber o Português e também o Inglês, que é uma língua global. E é bom também ter mais conhecimentos, que nunca é demais”, afirmou o aluno.