Participantes do 1º Palco de Ideias, incluindo professores, alunos e banca avaliadora

Projeto de cooperativa para agricultura familiar vence 1ª edição do Palco de Ideias

26 junho, 2023

Alunos de 20 cursos de graduação da UNIVALE foram desafiados a elaborar propostas inovadoras que solucionem problemas da sociedade. E, dentre os 14 projetos apresentados na 1ª edição do Palco de Ideias da UNIVALE, a ideia vencedora foi a criação de uma cooperativa de agricultura familiar, fazendo a conexão entre o pequeno produtor e o consumidor final. Com o primeiro lugar, escolhido de forma unânime por uma banca avaliadora, o grupo de estudantes de Ciências Contábeis ficou com a premiação em dinheiro, no valor de R$ 1.500, além da inscrição na Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, que será realizada em São Paulo.

Integrante do grupo vencedor do Palco de Ideias, Izabelly França afirma que é gratificante desenvolver uma proposta que devolva à sociedade o conhecimento aprendido na universidade. “Ainda que o nosso projeto não tivesse sido escolhido [o melhor], é muito importante só de estar aqui e participar do primeiro evento. Nosso grupo se dedicou para trazer essa proposta, e é muito importante a gente conseguir evidenciar e dar destaque para tudo aquilo que a gente tem aprendido nas disciplinas e no curso de Ciências Contábeis. A dedicação do grupo é importante para que a gente conseguisse chegar até aqui”, disse Izabelly.

Grupo 1º colocado no Palco de Ideias, em foto com a banca avaliadora

Todas as ideias expostas no Palco de Ideias, realizado na manhã de sábado (24) no campus II da UNIVALE, foram desenvolvidas por alunos atualmente cursando a disciplina Cultura Empreendedora, surgida por iniciativa do Núcleo Universitário de Empreendedorismo (Nuvem), que desde 2017 atua para promover o empreendedorismo no ambiente acadêmico. Também houve premiação para os grupos que ficaram em 2º e 3º lugares – respectivamente, grupos com estudantes de Direito (que ficaram com R$ 1.000) e com alunos de Administração e de Ciências Contábeis (que receberam R$ 500).

Empreendedorismo e resolução de problemas

Coordenadora dos cursos de Administração e de Gestão de Recursos Humanos, a professora Imirene Lodi salienta que os projetos levados ao Palco de Ideias tiveram como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “A disciplina de Cultura Empreendedora é muito importante na formação dos alunos, porque trabalha competências que são essenciais para a atuação profissional. A gente enxerga que essa oportunidade, de estar aqui e participar de uma competição, instiga ainda mais a criatividade e o conhecimento dos alunos”, observou Imirene.

O presidente da Fundação Percival Farquhar (FPF, a mantenedora da UNIVALE), Rômulo Coelho, destacou que a universidade é o ambiente propício para o surgimento de ideias que tragam inovações para a comunidade. “Qualquer pesquisa ganha sentido quando traz resultado para a comunidade. E é isso que a gente espera. Que as ideias se transformem em projetos e que, de alguma forma, transformem as vidas das pessoas”, afirmou.

A reitora da UNIVALE, Lissandra Lopes Coelho Rocha, reforçou a importância da disciplina de Cultura Empreendedora como um instrumento para a resolução de problemas da sociedade. “A Cultura Empreendedora trabalha exatamente a capacidade de resolver problemas. É uma disciplina que desperta nos alunos a criatividade e a capacidade de responder aos problemas da comunidade. Esse evento representa o resultado de todo o trabalho durante o semestre, com a premiação dos melhores projetos”, frisou a reitora.

Apresentação durante o 1º Palco de Ideias

Parceiros do Palco de Ideias

O 1º Palco de Ideias foi realizado pela UNIVALE com apoio de parceiros: Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMDCTI); Sebrae; Galpão 205; Supermercados Big Mais; e Sicoob AC/Credi. A secretária titular da SMDCTI é a também docente da UNIVALE, Beatriz Pereira de Almeida, que leciona a disciplina Cultura Empreendedora aos alunos da universidade.

Beatriz considera que o conhecimento produzido pela universidade é um importante fator para alavancar o desenvolvimento econômico em Governador Valadares. “O conhecimento gerado pela universidade precisa se transformar em inovação, para que haja desenvolvimento econômico. É muito importante a UNIVALE ter essa iniciativa de transformar o conhecimento dos alunos em sala de aula em atividades e ideias práticas, e mostrar para a comunidade em um evento como esse”, avaliou a secretária.

A UNIVALE TV também registrou a 1ª edição do Palco de Ideias, veja o vídeo: