Professor Bernardo Nogueira sentado, ao microfone, palestrando sobre Direito e Literatura na Academia Mineira de Letras

Professor da UNIVALE ministra palestra sobre Direito e Literatura, na Academia Mineira de Letras

31 agosto, 2023

Debate envolvendo Direito e Literatura tem crescido no meio acadêmico e na formação de juristas, conforme avaliação do professor Bernardo Nogueira

A relação entre Direito e Literatura foi debatida na noite de terça-feira (29 de agosto), na Academia Mineira de Letras (AML), quando o professor Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, da UNIVALE, ministrou a palestra “A democracia, a justiça e a hospitalidade: notas de um embondeiro que sonha pássaros”, explorando um conto do escritor moçambicano Mia Couto.

No texto “O embondeiro que sonhava pássaros”, de Mia Couto, um vendedor de pássaros é recepcionado de maneira bastante distinta por parte de adultos e crianças de um povoado. Baseando-se no conto, Bernardo Nogueira pôde explorar questões como ética, direito, justiça, diversidade, colonialidade e hospitalidade.

O professor avalia que o debate envolvendo Direito e Literatura tem crescido no meio acadêmico e na formação de juristas, permitindo o desenvolvimento de habilidades e competências multidimensionais acerca de conflitos nas relações humanas. Bernardo Nogueira acredita que a Literatura, para juristas, permite uma formação crítica e, ao mesmo tempo, mais empática e em consonância com valores basilares da vida em comunidade.

“O conto permite uma leitura crítica acerca da questão colonial, de como se forjou um pensamento fundado no racismo e na exclusão da diversidade. A ‘estória’ mostra como um vendedor de pássaros, estrangeiro, negro, encontra dificuldade para se estabelecer entre colonos. A questão da raça e a própria dimensão da diferença são encenadas no conto, que ao fim revela a necessidade do respeito à pluralidade, seja de sons, seja de cores, seja de formas de existir. Tudo isso alude à democracia, à justiça, e se fundam na hospitalidade”, disse o professor, comentando a palestra.

Sobre o professor

Professor do curso de Direito e também do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) na UNIVALE, Bernardo Nogueira é pós-doutorando em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), doutor em Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Também leciona na Faculdade Milton Campos, é mediador judicial e membro honorário da Rede Brasileira de Direito e Literatura.

Palestra sobre Direito e Literatura, na Academia Mineira de Letras
Bernardo Nogueira (de azul, à esquerda) é professor do curso de Direito e do mestrado da UNIVALE