Por iniciativa do Setor de Desenvolvimento Humano da UNIVALE, o gerente de cadastro e crédito do Sicoob AC Credi, Tiago Antunes, fez uma palestra para colaboradores da instituição na sexta-feira (11) sobre educação financeira e planejamento financeiro. Entre as principais orientações, Tiago recomendou aos trabalhadores da universidade que pensem no futuro, mantendo uma reserva de parte do salário, otimizando itens necessários, reduzindo supérfluos e eliminando desperdícios. O gerente enfatizou ainda a importância de manter as despesas abaixo das receitas.
“O que a gente precisa pensar sobre vida financeira é isso, o meu salário precisa ser maior que as minhas despesas. Sempre”, resumiu Tiago Antunes. Ele salientou, entretanto, que a educação financeira envolve não apenas dinheiro, mas também comportamento.
“Quando a gente fala em finanças, a gente pensa muito em dinheiro. Mas as finanças vão muito além de dinheiro, é algo que envolve comportamento. Nem sempre a pessoa tem dinheiro, mas pode ter crédito. E não se tem crédito sem consciência financeira, mantendo os rendimentos sempre mais altos que as despesas. Mas a realidade da grande maioria dos brasileiros não é assim”, afirmou Tiago.
Após questionar os funcionários da UNIVALE sobre o que eles sonham e sobre o que os impede de realizar esses sonhos, o gerente do Sicoob AC Credi reconheceu que trabalhar para conquistar sonhos faz parte da educação financeira, mas frisou que é preciso ter um bom planejamento.
“A gente tem que sonhar com melhores perspectivas, e o sonho tem que fazer parte de um processo de construção de um projeto. Primeiro a gente sonha, mas tem que correr atrás para tirar esses sonhos do papel. E isso se faz com consciência do que a gente precisa fazer. O maior vilão da nossa vida financeira somos nós mesmos”, disse.
Tiago também alertou para a necessidade de cautela ao usar cartão de crédito, para evitar endividamento. “Não usem as coisas à revelia. Cartão de crédito é muito bom, mas só até onde ele não coloque em situação de endividamento. Ter crédito é uma coisa, estar endividado é totalmente diferente. E é importante pensar o que se pode fazer de diferente para aumentar a renda e reduzir as despesas”, pontuou.
Veja mais imagens da palestra sobre educação financeira:



