Sérgio Henrique Soares Fernandes, ministrando na UNIVALE a palestra “Construindo uma Identidade para o Futuro”

Em livro e palestra, pesquisador fala sobre construção de identidade voltada ao futuro

04 outubro, 2023

Construir uma identidade para o futuro que seja voltada a tendências, em um mundo volátil, incerto, ambíguo e complexo. Esse assunto foi abordado pelo escritor, professor, pesquisador e coronel veterano (policial militar reformado), Sérgio Henrique Soares Fernandes, que esteve na UNIVALE na noite de terça-feira (3) para a palestra “Construindo uma Identidade para o Futuro”, e lançamento do livro “Polícia e futuro: identidade orientada por cenários e desenvolvimento organizacional”. Na plateia, compareceram alunos e professores de diversos cursos de graduação da universidade.

Bacharel e mestre em Administração, Sérgio Henrique trabalhou o tema de identidades prospectivas no doutorado em História, Estudos de Segurança e Defesa, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), em Portugal, onde vive há seis anos e atualmente trabalha como pesquisador do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (ISCPSI). A obra lançada na UNIVALE é baseada na tese de doutorado do pesquisador.

“O livro tem duas partes. Em uma delas, eu faço uma comparação entre sistemas policiais do mundo e o sistema policial brasileiro. Na outra parte eu falo de identidade prospectiva. E o que é isso? Eu proponho a construção de identidades a partir de cenários prospectivos. Essa é a novidade da tese, que está no livro e eu quero apresentar. Construir uma identidade para o futuro é um sinônimo de identidade prospectiva, algo que criamos na nossa tese. Nós viemos em um mundo volátil, incerto, ambíguo e complexo. A partir do momento que sua identidade é voltada para o futuro, você consegue transitar melhor nesse ambiente. É esse o ‘xis’ da questão, é o que estou propondo na minha tese, e também no livro”, disse Sérgio Henrique.

Embora tenha estudado a polícia em seu doutorado e em seu livro, ele afirma que o conceito de identidade prospectiva é aplicável a qualquer tipo de instituição. “A polícia foi meu objeto de estudo. Mas as premissas e condicionantes da pesquisa são aplicáveis a qualquer organização. Minha fala atende diversos públicos, não somente a polícia. Na palestra a gente esquece que a polícia foi objeto de estudo, o conteúdo é direcionado à plateia em geral. O que foi aplicado à polícia na minha pesquisa, eu entendi que é aplicável a qualquer instituição e qualquer organização”, salientou.

Presente à palestra e ao lançamento do livro, a reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha compreende que o trabalho de Sérgio Henrique Soares Fernandes é essencial para enriquecer a compreensão do mundo e inspirar a busca por soluções inovadoras para os desafios enfrentados no ambiente organizacional.

“A ideia é sempre partilhar o conhecimento, trazendo assuntos da atualidade para nossos alunos. São assuntos que vão trazer novas temáticas e situá-los nos que o mundo vem trabalhando nas questões de cenário e de gestão. É importante para nossos alunos, para eles pensarem e se atualizarem com esse tipo de conhecimento”, declarou a reitora da UNIVALE.

Veja também a matéria da UNIVALE TV sobre a palestra “Construindo uma identidade para o futuro”: