Palestra do Sérgio Henrique capa

Palestra propõe diálogo interdisciplinar sobre identidades organizacionais

28 setembro, 2023

Doutor em história, Sérgio Henrique Soares Fernandes irá ministrar a palestra dia 3 de outubro, no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva (campus II da UNIVALE)

Por: Natalia Lima Amaral

Palestra Dr. Sérgio

Na próxima terça-feira (3/10) acontecerá a palestra “Construindo uma identidade para o futuro”, com o doutor em história, estudos de segurança e defesa pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), Sérgio Henrique Soares Fernandes, que é também coronel veterano da Polícia Militar de Minas Gerais. Com o objetivo de trabalhar diversas visões prospectivas de cenários voláteis e incertos, planejamentos e desenvolvimentos a longo prazo, o evento será realizado no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, às 19h, no campus II da UNIVALE.

Durante a palestra, também acontecerá o lançamento do livro “Polícia e Futuro: identidade orientada por cenários e desenvolvimento organizacional”. O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica: professores, colaboradores e alunos, e para os estudantes poderá ser validado como atividade complementar de curso.

De acordo com Sérgio, a palestra busca tocar em alguns pontos centrais de discussão como o percurso metodológico, a problematização, os conceitos-chave de identidade organizacional e de cenários prospectivos, além de apresentar as sínteses do panorama nacional e internacional da identidade orientada.

Sobre o livro

Dr. Sérgio Henrique, que irá ministrar palestra
Sérgio Henrique Soares Fernandes

Sérgio explica que o livro é resultado de uma vasta pesquisa bibliográfica que emergiu da sua tese de doutorado, realizada em 2022. O estudo interdisciplinar transitou por conhecimentos das áreas da administração, direito, economia, ciências políticas e militares, história, sociologia, psicologia, geopolítica e relações internacionais.

O curso possuía como tema central a importância da identidade organizacional para o desenvolvimento de longo prazo em instituições policiais. “Foram abordadas mais de 400 fontes para abordar a Polícia quanto ao seu viés identitário, de relação com o ambiente externo, de desenvolvimento, e principalmente de perspectivas de futuro. Foi um estudo interdisciplinar para buscar entender como a Polícia pode transitar em ambientes cada vez mais turbulentos a longo prazo, confrontando o sistema policial brasileiro em relação a outros países”, comenta o autor.

livro Dr. Sérgio, que será lançado em palestra

Além disso, sua pesquisa buscou projetar uma identidade organizacional alinhada com o futuro, visando uma adequação institucional quanto à missão e aos valores apontados por tendências de cenários futuros. “Embora o objeto de estudo tenha sido as polícias militares, o resultado apurado pela pesquisa é universal e não possui fronteiras. As premissas podem ser estendidas para outras instituições policiais e o tema possui grande relevância científica em face do vazio na literatura. Como um importante centro de pesquisa e inovação, acredito que a UNIVALE é um ambiente adequado para tais discussões, principalmente por abrir as portas para um pesquisador que acabou de defender uma tese sobre o tema”, comenta Sérgio.

Para adquirir o livro, acesse o link aqui.