Sumário
Grupos com alunos de Pedagogia da UNIVALE e da instituição argentina realizaram observações em classes da Educação Básica
O curso de Pedagogia da Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) participou, entre setembro e novembro de 2025, do Projeto Coil – Psicologia da Aprendizagem e Novos Cenários Educativos, em parceria com os cursos de Licenciatura da Universidad Siglo 21, da Argentina. A iniciativa envolveu 77 estudantes, sendo 22 da UNIVALE e 55 da Siglo 21, além de professores das duas instituições, em uma rica experiência de aprendizagem colaborativa internacional.
O projeto foi desenvolvido a partir da metodologia Coil (Collaborative On-line International Learning, que pode ser traduzida como Aprendizagem Internacional Colaborativa On-line), que promove a interação entre estudantes de diferentes países para o desenvolvimento conjunto de projetos e desafios acadêmicos. Essa abordagem inovadora fortalece a educação global e intercultural, incentivando o diálogo, a cooperação e o desenvolvimento de competências globais — fundamentais no cenário educacional contemporâneo.

Durante o período de realização, os participantes foram organizados em Grupos de Trabalho (GTs), formados por estudantes brasileiros e argentinos. Cada grupo realizou observações em classes da Educação Básica, do 1º ao 5º ano, tanto no Brasil quanto na Argentina. As atividades incluíram observação em Diário de Campo, análise comparada entre os contextos educacionais, leituras e fichamentos de artigos científicos em português e espanhol, e a elaboração de quadros comparativos com base na metodologia da educação comparada.
Você pode se interessar por:
- Novembro Azul na UNIVALE alerta para manutenção na saúde física e emocional dos homens
- Edital UNIVALE Nº 096/2025 — Seleção de Estudantes para o VUEI - Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação: Criação ou Consolidação de Centros de Inovação e Empreendedorismo Universitário
- Presidente da FPF recebe título de Empresário do Ano de 2025, em homenagem da ACE-GV
O projeto contou ainda com encontros de abertura e encerramento, envolvendo todos os participantes, além de encontros separados dos GTs. No encontro final, realizado no dia 11 deste mês, os cinco grupos apresentaram resumos expandidos bilíngues, nos quais relataram as experiências e aprendizados adquiridos ao longo do processo investigativo.
A coordenadora do curso de Pedagogia na UNIVALE, professora Wildma Mesquita, destacou que a parceria com a Universidad Siglo 21 “representa um passo importante na internacionalização da formação docente, aproximando futuros educadores de diferentes realidades pedagógicas e culturais”.
Já a professora Agustina Aliaga, da Siglo 21 comentou que “foi um verdadeiro prazer ver como, com tanto trabalho conjunto, estudantes conseguiram resultados tão enriquecedores. Um grupo muito humano, sempre disposto a apoiar, acompanhar e seguir em frente”.
O Projeto Coil reafirma o compromisso da UNIVALE com uma educação inovadora, inclusiva e conectada ao mundo, preparando seus estudantes para atuar de forma crítica, criativa e colaborativa em contextos diversos e globais.
Mais registros do projeto em parceria da Pedagogia da UNIVALE e da Siglo 21:














