Debate do curso de Pedagogia sobre políticas públicas em educação

Curso de Pedagogia debate elaboração de políticas públicas para educação

27 novembro, 2023

O curso de Pedagogia da UNIVALE reuniu estudantes e profissionais da educação para debater políticas públicas para o setor, com foco na formação de docentes. As discussões fazem parte da disciplina Políticas Públicas em Educação, e o debate na noite de quinta-feira (23) trouxe pedagogos com experiência da educação infantil ao ensino superior, se propondo a refletir as práticas do presente para assegurar um ensino de qualidade no futuro.

Na avaliação da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Wildma Mesquita Silva, as discussões realizadas levarão a um aprendizado importante para educadores que já atuam na área e também para os alunos – futuros profissionais, ainda em formação.

Debate do curso de Pedagogia sobre políticas públicas em educação

“É um momento de discussão muito importante dos debates em educação, com essa perspectiva da interface entre a elaboração de políticas públicas e a formação de pedagogos e pedagogas. A gente tem vivido o âmbito das legislações pós-pandemia, é um cenário de muita mobilização nacional por políticas públicas, principalmente para formação de professores. Então é um momento muito importante de debater, conversar e ouvir os profissionais que estão em atuação e quem está em formação”, disse Wildma.

Pedagogia e educação infantil

Os profissionais convidados tinham experiência nos diferentes níveis de educação e também em gestão pública. Uma das participantes foi a mestra em Educação, Ana Maria da Silveira Bossi, egressa e ex-docente do curso de Pedagogia na instituição, que, ao falar sobre políticas públicas para educação infantil, recorreu à etimologia da palavra infante, que vem do latim e significa “aquele que ainda não possui a capacidade de falar”.

Professora Ana Bossi, no debate do curso de Pedagogia sobre políticas públicas em educação
Ana Bossi

“Política, na concepção nossa, não é no sentido de política partidária, mas como ação transformadora. E todos nós, que lutamos pela transformação, somos políticos. E se é público, lá nós estamos. E, em educação, meu recorte é a educação infantil. A quem se destinam as políticas públicas em educação infantil? Qual criança e quais infâncias devem estar presentes? A criança, o infante, é aquele que não tem voz. A palavra em si já carrega um peso”, observou Ana Bossi.