PortugueseSpanishEnglish
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Menu
Prática educativa de extensão curricular do curso de Pedagogia na Escola Estadual Júlio Soares

Pedagogia da UNIVALE leva educação emancipadora a turmas de EJA da Escola Júlio Soares

04 junho, 2024

O curso de Pedagogia da UNIVALE realizou, sob a supervisão da coordenadora, professora Wildma Mesquita Silva, uma prática educativa de extensão curricular com os estudantes do ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual Júlio Soares. Na ação “Prática educativa na comunidade: por uma educação emancipadora”, as estudantes do 3º período do curso realizaram oficinas pedagógicas com as turmas da EJA.

Prática educativa de extensão curricular do curso de Pedagogia na Escola Estadual Júlio Soares

As temáticas que a escola definiu para as oficinas foram baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os tópicos selecionados se inspiraram nos objetivos:  educação de qualidade (ODS 4); indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9); e redução das desigualdades (10). A oficina para a turma de 1º ano do EJA foi chamada “Educação como ferramenta de transformação”. Na turma de 2º ano, o tema foi “Educação como recurso de emancipação individual e social”. Por fim, a turma de 3º ano trabalhou o tema “Educação, inovação e as novas tecnologias”.

As temáticas trabalhadas foram escolhidas em um diagnóstico prévio, realizado em conversa entre estudantes do 3º período de Pedagogia e a supervisora noturna da EJA na Escola Júlio Soares. A ação ocorreu no âmbito da disciplina Prática Educativas com Adolescentes, ministrada atualmente para o 3º período do curso.

“Foi uma rica oportunidade de abordar o poder que a educação tem para a transformação de vidas”, comentou a professora Wildma. “Foi uma experiência incrível e muito gratificante”, relatou a estudante Melissa Caldeira, após a vivência da extensão curricular.

Seminário Integrador da Pedagogia

A Pedagogia da UNIVALE também realizou seu Seminário Integrador, um evento semestral que busca estabelecer o diálogo entre as disciplinas do curso e os temas transversais definidos pela universidade, com discussões em uma perspectiva interdisciplinar.

Seminário Integrador do curso de Pedagogia

O tema institucional deste semestre, relações étnico-raciais, foi trabalhado por meio de nove temáticas escolhidas pelos professores orientadores. Essas temáticas geraram 20 estudos e pesquisas que produziram resumos acadêmicos com qualidade para serem submetidos à publicação no Simpósio de Iniciação Científica da UNIVALE.

O Seminário Integrador do curso de Pedagogia também teve quatro exposições para apreciação e duas intervenções culturais, no hall do Edifício ED2, abordando temas como anticolonialidade, racismo ambiental, dança e cantos da cultura Krenak, roda de capoeira e apresentação teatral. Ao final, a coordenadora Wildma Mesquita parabenizou a todos professores e estudantes, pelo envolvimento e qualidade das atividades realizadas.

Veja também a cobertura do Seminário Integrador:

Veja mais fotos das atividades do curso de Pedagogia da UNIVALE:

Gostou? Compartilhe...

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Nome*
Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Você também pode se interessar por:

Univale
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2024 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5515 / (33) 3279-5505 CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down