aula prática de pedagogia

Pedagogia:“O brincar na natureza” é tema de aula prática

05 junho, 2023

Caminhar pelo campus, recolher folhas, gravetos e outros elementos da natureza: essas foram algumas das vivências da turma do 3º período de Pedagogia na disciplina de Práticas Educativas com Crianças, ministrada pela professora Karla Nascimento.

A ideia da aula surgiu após as discussões do conceito de “desemparedamento”, que significa aproveitar os espaços externos, ao ar livre, propiciando um contato maior das crianças e dos jovens com a natureza. O tema foi trabalhado em sala de aula e no grupo de estudos Infância e Cidade, em parceria com o professor Valdicélio Martins.

aula prática de pedagogia

“Se para as crianças estar ao ar livre melhora a saúde física, mental e a capacidade criativa, isso também acontece com jovens e adultos, que fizeram belíssimas produções a partir dos elementos naturais recolhidos no entorno da brinquedoteca e também com tintas naturais feitas por eles com corante, pó de café e açafrão da terra”, destaca a professora Karla Nascimento.

A aula também explorou outras linguagens, como a brincadeira, o teatro e a fotografia, com o objetivo de inspirar os estudantes a planejarem as atividades que serão realizadas com as crianças da escola do Assentamento Oziel Alves, no próximo dia 17 de junho, como prática de extensão curricular. E, para dar sequência às atividades no espaço externo, um luau junino ainda será realizado pela turma no dia 7 de junho, com fogueira, música e contação de histórias.

Mais fotos e vídeos podem ser vistas no Instagram do curso de Pedagogia, no destaque "Práticas".

Texto escrito com colaboração da profa. Karla Nascimento