Palestra do Pint of Science 2023 sendo realizada no bar Los Hermanos

Pint of Science 2024: bares de GV podem se inscrever até dia 18 para sediar o evento

05 março, 2024

O Pint of Science é um evento internacional que leva a ciência de forma descontraída para além dos ambientes acadêmicos. Neste ano, ele acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio, em 179 cidades brasileiras e em também em outros 25 países ao redor do mundo. Em Governador Valadares, o festival é organizado pela UNIVALE, que já está aceitando inscrições de bares que se interessem em sediar o evento e receber o público universitário, que nas edições anteriores lotou todos os estabelecimentos por onde o Pint passou. Também já estão abertas as inscrições para docentes que queiram apresentar palestras – e professores de outras instituições também podem se candidatar.

Proprietários de bares que queiram receber o Pint of Science 2024 devem preencher o formulário até o dia 18 deste mês. Os estabelecimentos que se inscreverem serão visitados pela comissão organizadora, que avaliará itens como infraestrutura, localização e cardápio. Outras informações importantes para os donos de bares também estão disponíveis no formulário.

Palestra do Pint of Science 2023 sendo realizada no bar Los Hermanos

Pró-reitora acadêmica da UNIVALE e organizadora do Pint of Science em Valadares, Adriana de Oliveira Leite Coelho avalia que os donos de bares e restaurantes têm muito a ganhar ao abrirem as portas para o festival de ciências. Adriana destaca que os estabelecimentos selecionados terão visibilidade e reconhecimento, ao proporcionar uma experiência única com diversão e aprendizado.

“Além de oferecer um espaço acolhedor e descontraído para a comunidade se reunir e aprender, é uma oportunidade de fortalecer o vínculo dos bares com seus clientes, atraindo também um novo público. Os estabelecimentos que recebem o Pint se destacam como locais que valorizam a cultura, a educação e o conhecimento”, afirmou a pró-reitora.

Professores que queiram se apresentar no Pint of Science também já podem se inscrever, o formulário ficará disponível até o dia 24 deste mês. As palestras devem ser feitas em até 50 minutos, de maneira descontraída e informal, para tornar a ciência acessível ao público. O formulário contém outras orientações, e a escolha das palestras também fica a cargo da comissão organizadora.

Pint of Science 2023 sendo realizado no bar UHappy Hour

“Professores são agentes fundamentais na disseminação do conhecimento científico. Acreditamos que este é um momento crucial para levar a ciência além dos espaços acadêmicos, alcançando o público em geral e despertando o interesse e a curiosidade pela pesquisa científica. As ideias e contribuições dos docentes serão essenciais para enriquecer as conversas e debates que ocorrerão nos bares de Valadares”, acrescentou Adriana.

Sobre o Pint of Science

Inaugurado em 2013 na Inglaterra, o Pint of Science chegou ao Brasil em 2015 para discutir temas relevantes, de diversas áreas do conhecimento, em bares e restaurantes. No ano passado, foi realizado também em outros 25 países, em cerca de 400 cidades ao redor do mundo – 123 delas no Brasil.

Valadares recebe o festival desde 2019, sempre sob organização da UNIVALE. Após duas edições on-line durante a pandemia, o Pint voltou ao formato presencial em 2022. Na 5ª edição valadarense, em 2023, foram mais de 1.200 pessoas presentes às apresentações, que incluíram temas como inteligência artificial, alimentação infantil e uma análise jurídica de aspectos do Direito nos seriados dos personagens Chaves e Chapolin.

Pint Of Science 2022 começa em Valadares