Piquenique poético capa

Pedagogia realiza Piquenique Poético durante a Bienal da Poesia

25 outubro, 2023

Alunos do 2º período do curso desenvolveram atividades para interagir com diversas crianças no Piquenique Poético

Pisar na grama com os pés descalços, contemplar a natureza, ouvir o canto dos pássaros na orla de uma lagoa. Esse foi o cenário de fruição e aprendizagem do Piquenique Poético, desenvolvido pelo 2º período do curso de Pedagogia da UNIVALE, de 9h às 11h, do último sábado (21/10). A atividade aconteceu na orla da lagoa do bairro Castanheiras, dentro da programação da Bienal da Poesia, desenvolvida pelo Instituto Psia. O momento contou com a realização de diversas brincadeiras e declamação de poemas, com atividades propostas por meio da disciplina “Escola/comunidade: cartografia de sujeitos, linguagens e corporeidade”, ministrada pela professora Karla Nascimento.

O principal objetivo das dinâmicas foi mapear linguagens, corporeidades e o brincar ao ar livre como direito da infância, buscando uma formação de professores voltada para os benefícios dessas práticas não só para as crianças.

A aluna do curso, Héllen Cristina Fagundes Rabelo, esteve presente no Piquenique Poético e compartilhou um pouco da sua experiência. “Nunca imaginei que o curso de Pedagogia me proporcionaria este tipo de aula, que nos faz sentir e se conectar com o corpo, com os sentimentos. Sentar pra ouvir poemas, parlendas e trava-línguas, despertou sentimentos que estavam adormecidos dentro da criança que existe em mim. Como futura pedagoga, quero replicar todo o conhecimento e formas de brincar, pois aprendi que a prática do brincar tem muitos objetivos para o desenvolvimento da criança em todas as suas fases”.

Carolina Cristina Rabelo de Assis, de 8 anos de idade e filha de Hellen, pôde participar do Piquenique Poético e também contou um pouco sobre o que mais gostou de fazer. “Gostei muito do passeio, de ver a lagoa, o pato sorridente que estava por lá, das brincadeiras realizadas e do piquenique”, disse. Além disso, Carolina fez um desenho para ilustrar esse momento destacando que o dia foi nublado, mas não deixou de ser incrível, legal, bom e divertido.

Piquenique poético
Desenho feito por Carolina Cristina Rabelo de Assis, que participou do Piquenique Poético

Emanuelle Cássia Flor, de 10 anos, aproveitou a conexão com a natureza e deixou um conselho para amigos e pessoas que convivem com ela. “Saiam mais das telas e se divirtam na natureza”. Karla Nascimento contou que o curso é parceiro do Instituto Psia desde 2018, integrando arte e ciência na academia. “Considero que essas atividades nos reconectam com nosso corpo, com o outro e com o ambiente do qual fazemos parte, desenvolvendo a tríade sentir-pensar-agir, contribuindo para a formação integral das estudantes e consequentemente formando educadoras mais sensíveis”, explicou