Plenária do Crea na UNIVALE

Plenária estadual do Crea na UNIVALE aproxima engenharia e sociedade

06 outubro, 2023

As reuniões plenárias do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) são realizadas mensalmente, para deliberar assuntos que envolvem as profissões da engenharia, agronomia e geociências, como autos de infração e processos éticos. Os encontros são realizados alternadamente em Belo Horizonte e em algum município do interior, e nesta quinta-feira (5) um deles aconteceu no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, o Hermirão, auditório da UNIVALE.

Presidente do conselho em Minas Gerais, o engenheiro civil Lucio Fernando Borges salienta que as reuniões no interior têm o objetivo de aproximar a categoria profissional das demandas da sociedade. “O Crea é o órgão que fiscaliza o exercício das nossas profissões, a gente normatiza e julga processos para que só os profissionais legalmente habilitados possam estar trabalhando. Até pouco tempo atrás, essas reuniões eram feitas somente em Belo Horizonte. Em nossa gestão, passamos a alternar uma reunião no interior e outra na capital, porque a gente acredita que nossas profissões de engenharia, agronomia e geociências estão em todas as localidades de Minas Gerais”, afirmou o presidente do Conselho.

As reuniões plenárias, destaca Lucio, são abertas também a estudantes de engenharia e a qualquer pessoa interessada. “Aqui [em Governador Valadares] nossas profissões são muito fortes. Temos a UNIVALE, que é uma universidade reconhecida não só em Minas Gerais, mas nacionalmente. É fundamental estarmos aqui, também fazendo visitas e intercâmbio com universidades, prefeituras e empresas. É importante trazer o Crea para as cidades onde a engenharia tem uma força muito grande. Nossas profissões estão ligadas ao dia a dia da sociedade, é fundamental que todos conheçam nosso conselho”, disse o engenheiro.

Plenária do Crea na UNIVALE

A UNIVALE no Crea

A UNIVALE, além de sediar a plenária de outubro, possui representação no Crea. Membro titular do Conselho como representante da universidade, o engenheiro civil e professor, Anderson Gusmão, elogiou a aproximação do Crea com a sociedade.

“O próprio Crea tem esse objetivo com as reuniões no interior, de aproximar o Conselho profissional da sociedade. Porque o grande papel do Crea é defender a sociedade contra o exercício irregular da profissão, protegendo seus profissionais afiliados. A sociedade passa a conhecer o Conselho, sua finalidade e atribuições, entendendo o papel do Crea, que por muitos anos ficou somente na capital. De alguns anos para cá, principalmente na presidência do Lucio Borges, o Conselho trouxe isso para o interior para realmente apresentar o Crea para a sociedade”, disse Anderson.

Pró-reitora Adriana Coelho discursa durante plenária do Crea na UNIVALE
Pró-reitora Adriana Coelho discursa durante plenária na UNIVALE

Conselheira suplente pela UNIVALE, a também engenheira civil e pró-reitora acadêmica, Adriana de Oliveira Leite Coelho, representou a reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha na plenária. Para Adriana, o encontro da categoria na universidade é demonstração do compromisso do Crea com o desenvolvimento da engenharia e da agronomia, campos de conhecimento que desempenham papel crucial para a sociedade, impulsionando a inovação, a infraestrutura e a qualidade de vida da comunidade.

“A UNIVALE, como instituição de ensino superior comprometida com a formação de profissionais competentes e éticos, valoriza a parceria com órgãos como o Crea, e se orgulha em contribuir para a formação de profissionais talentosos, que podem enfrentar os desafios que essas áreas oferecem”, afirmou.