Adolescentes jogando vôlei, para ilustrar a prática de atividades físicas no Centro Esportivo Univale

Educação Física da UNIVALE reúne jovens para praticar atividades físicas no Centro Esportivo

26 março, 2024

A prática de atividades físicas faz diferença na vida de uma pessoa, especialmente se for adotada desde cedo e de forma saudável, e o curso de Educação Física da Universidade Vale do Rio Doce demonstra isso, trazendo jovens para praticar esportes no Centro Esportivo UNIVALE (CEU). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), após a pandemia de covid-19 se agravou o índice de pessoas que não praticam atividades físicas, por influência principalmente do hábito de movimentação no dia a dia e do uso de telas.

Ana Karina Machado, professora do curso de Educação Física da Univale
Professora Ana Karina Machado

Professora do curso na UNIVALE, Ana Karina Machado defende que a prática de esportes ou de atividades físicas deve ter um início precoce, ainda na infância. “Para chegarmos a esse patamar de que o jovem tenha vontade de praticar alguma atividade física, temos que começar com o desenvolvimento na primeira infância, trabalhando habilidades fundamentais e habilidades específicas. Assim eles terão confiança e autonomia para ter vontade de praticar atividades físicas nessa idade de juventude e adolescência. Para isso, é preciso de um bom desenvolvimento na primeira infância”, disse a docente.

Gabriela Alves, estudante de Educação Física na Univale
Gabriela Alves

Estudante de Educação Física na instituição, Gabriela Alves argumenta que a prática de esportes traz vários benefícios para crianças e adolescentes. “O esporte trabalha o social, faz com que os alunos interajam uns com os outros e conheçam novas pessoas, criando novas amizades dentro de quadra. O esporte também trabalha o cognitivo, o bem-estar e a qualidade de vida. Porque o esporte é saúde também”, declarou Gabriela.

Larissa Batista, praticante de vôlei no Centro Esportivo Univale
Larissa Batista

Uma das jovens que vêm até o CEU para praticar esportes é Larissa Batista, que joga voleibol. Ela admite que, no início, não gostava muito da atividade. Mas, ao ver os amigos jogando vôlei, ela também passou a ter interesse em ir à quadra para jogar: “Eu pratico esporte desde criança. Antes eu não gostava tanto assim de vôlei, mas comecei a ver todo mundo jogar e me deu vontade. Cresceu no coração [o desejo de jogar]”

Veja também o vídeo da UNIVALE TV mostrando os adolescentes que praticam atividades físicas no CEU: