Alunos de odontologia no Hermirão para o pré-jauni

Pré-Jauni aborda temas da endodontia para alunos e profissionais de Odontologia

20 abril, 2023

A reabilitação de dentes tratados pela endodontia é o tema central para o Pré-Jauni e para a 6ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UNIVALE

Por: Natalia Lima Amaral

Professor Siddhartha pré-jauni
Professor Siddhartha (no meio) e alunos Guilherme Lopes (esquerda) e João Victor (direita), da Liga de Endodontia

As preparações para a Jornada Acadêmica de Odontologia da UNIVALE (Jauni) já começaram a todo vapor. O pré-Jauni aconteceu nessa terça-feira (18/04) no Centro Cultural Hermírio Gomes da Silva, às 18h, e foi organizado pela Liga Acadêmica de Endodontia (LAE), juntamente com os professores do curso de especialização. O evento é um aquecimento para a 6ª edição da Jornada, que acontecerá no dia 03 de maio, de 8h às 19h, no campus II da UNIVALE.

professor siddhartha
Professor Siddhartha Lopes de Fialho

Siddhartha Lopes de Fialho, professor do curso de Odontologia, foi responsável pela palestra de abertura do Pré-Jauni, “Reabilitação de dentes tratados endodonticamente”, que buscou instruir os alunos sobre as melhores alternativas de tratamento. Para o professor, o tema é de suma importância para os estudantes, que encontram tais situações no mercado de trabalho.

Nossa população é mais carente e precisamos compreender como vamos restaurar esses dentes. É muito importante que o aluno saia com esse embasamento teórico e tenha noção de como conduzir um tratamento. Hoje em dia, tratamentos endodônticos e reconstruções dentárias estão cada vez mais normais em tempos de bruxismo, que desenvolveram muitos casos devido à pandemia. É importante ele saber quais os protocolos e materiais adequados para que o trabalho tenha sucesso”, explica Siddhartha.

Professor luiz pré-jauni
Professor Luiz Felipe Nunes Moreira

Luiz Felipe Nunes Moreira, professor do curso de Odontologia, conta que a Jornada Acadêmica também está aberta para alunos e profissionais da área de outras instituições. “Neste semestre, a equipe e disciplina responsável pela Jornada é a de Endodontia. Juntamente com os professores do curso de especialização da UNIVALE, estamos trazendo palestrantes de fora, como o professor Fernando dos Reis. Ele é de São Paulo, tem livros publicados e estará na universidade pela segunda vez”, comenta.

Aluno Lucas pré-jauni
Lucas Otoni Vieira

Lucas Otoni Vieira, aluno do 5º período de Odontologia, é presidente do Centro Acadêmico de Odontologia (CAODONTO) e coordenador de Ensino e Pesquisa da Liga Acadêmica de Endodontia (LAE). Ele conta que as preparações para a 6ª Jauni contam com a presença de alunos, docentes, egressos da instituição e outros profissionais da Odontologia, e a programação inclui o Festival de Tortas, uma confraternização entre os alunos para auxiliar na realização da Jornada.

A Jornada Acadêmica é um evento semestral que visa o aprimoramento científico de todos os envolvidos no processo, como o corpo docente, discente, egressos e outros profissionais da área. Vejo que a importância desses eventos na minha formação acadêmica e profissional consiste em todo o aprendizado tanto como aluno, quanto como membro da organização. Nesses eventos, adquirimos um rico conhecimento por meio de todos os ensinamentos passados pelos palestrantes. Fazer parte da organização do Pré-Jauni é muito bom. Além de auxiliar na realização, estou ali como aluno e monitor de Endodontia I, o que, particularmente, me empolga em saber que o conteúdo apresentado é de grande valor para mim”, comenta Lucas.

Confira mais notícias sobre o curso de Odontologia da UNIVALE

• LAOP abre vagas para os estudantes de Odontologia;
  • LAPROE UNIVALE está com vagas abertas para os estudantes de Odontologia;
  • Utilização de ultrassom na Odontologia é tema de aula magna da pós-graduação de Endodontia;
  • Desconto para curso noturno de Odontologia chega a 70% da mensalidade;
  • 16º Seminário Integrador do curso de Odontologia é realizado na UNIVALE com o tema “Violência e Saúde no Curso de Vida”;
  • Professora representará o Paope em Academia Interamericana de Odontologia para Pacientes Especiais;
  • Reunião da Gestão Pedagógica da UNIVALE e do curso de Odontologia propõe mudanças a partir da nova diretriz publicada pelo MEC.