Evento reuniu estudantes, professores, egressos de Pedagogia e profissionais da Educação Básica para debater a formação docente à luz da Resolução CNE/CP Nº 4/2024
Na noite do dia 31 de julho de 2025, o Auditório A da UNIVALE foi palco de um importante momento formativo e colaborativo, o I Fórum da Pedagogia: Reflexões sobre a Formação de Pedagogos. Organizado pelo curso de Pedagogia da instituição, o evento teve início às 19h e reuniu estudantes de todos os períodos, professores, egressos e profissionais da Educação Básica, convidados especialmente para contribuir com a construção coletiva do novo projeto político pedagógico do curso.
Com base na Resolução CNE/CP Nº 4, de 29 de maio de 2024, que estabelece as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura, o fórum foi aberto pela professora Renata Greco, que apresentou uma contextualização dos estudos desenvolvidos ao longo do primeiro semestre sobre as mudanças propostas para a formação docente.

Após esse momento introdutório, os participantes foram organizados em Grupos de Trabalho (GTs), com o objetivo de refletir, debater e propor caminhos para a reestruturação da matriz curricular do curso. Os GTs foram divididos da seguinte maneira:
Você pode se interessar por:
- GT 1 – Educação Infantil
- GT 2 – Anos Iniciais
- GT 3 – Fundamentos da Educação
- GT 4 – Práticas, Extensão e Estágio
Durante as oficinas, os grupos analisaram a matriz curricular vigente e preencheram um documento orientador, contendo os seguintes tópicos:
- O que já temos;
- O que ainda não contemplamos;
- Mudanças que pensamos;
- Outras observações e recomendações.
Como resultado, cada GT elaborou uma Carta de Intenções, documento que será encaminhado ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) e ao Colegiado do Curso de Pedagogia. O material servirá de subsídio para o processo de revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso, com foco na elaboração de uma nova matriz curricular.
A coordenadora do curso, professora Wildma Mesquita Silva, destacou que o fórum foi “um momento privilegiado de diálogo, escuta e trabalho em equipe”, ressaltando a importância da participação ativa de diferentes segmentos da comunidade acadêmica e externa. As discussões reafirmaram o compromisso com uma formação crítica, emancipatória, ética e responsável, que valorize a sustentabilidade, a diversidade, a inclusão, a democracia e a integração ensino-serviço-escola.
Com o sucesso desta primeira edição, o I Fórum da Pedagogia consolida-se como uma estratégia essencial para o fortalecimento da identidade do curso e para a construção de uma pedagogia conectada com os desafios contemporâneos da educação brasileira.




