Gustavo Lopes da Silva assina posse na Comissão de Agronomia do Crea

Professor de Agronomia toma posse em Câmara do Crea

19 janeiro, 2024

Gustavo Lopes da Silva representa a UNIVALE como coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Agronomia

O professor Gustavo Lopes da Silva tomou posse na quinta-feira (18) como coordenador-adjunto da Câmara Especializada de Agronomia (Ceag) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Representante da UNIVALE na Câmara Especializada, Gustavo tomou posse ao lado do coordenador Roberto Felicori, em solenidade com a presença do presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio.

A Ceag, explica o professor Gustavo, é o órgão deliberativo do Crea-MG que analisa, julga e decide, em primeira instância, os assuntos ligados ao âmbito da modalidade de Agronomia. É na Câmara Especializada que se trata de assuntos referentes à fiscalização, registro de empresas, registro de profissionais, e registro e renovação de instituições de ensino.

Gustavo Lopes da Silva com o coordenador da Câmara de Agronomia, Roberto Felicori, e o presidente do Crea-MG, Marcos Gervásio

Os trabalhos das câmaras são conduzidos por um coordenador e um coordenador-adjunto, eleitos na primeira sessão de cada ano, sendo permitida uma única reeleição. Gustavo Lopes assumiu como coordenador-adjunto para exercer seu primeiro mandato, e, no exercício de sua função, também poderá apreciar assunto de interesse comum a duas ou mais modalidades profissionais, a ser encaminhado ao Plenário para decisão; além de propor grupo de trabalho ou comissão especial.

“A Câmara representa um espaço especializado para que os profissionais e as empresas se informem, tirem dúvidas, façam solicitações de revisão de atribuições e/ou de anotação de cursos, e resolvam pendências do exercício de suas profissões e atividades que se refiram aos aspectos técnicos. A modalidade Agronomia não se refere somente à Engenharia Agronômica, abrangendo também a Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura e Meteorologia, além de diversos títulos de tecnólogos relacionados a esta área”, relata Gustavo.

O professor considera que, para a UNIVALE, é de extrema importância ter um representante na Câmara Especializada de Agronomia. “Esse representante irá defender a demanda dos profissionais da nossa região, além de também trazer para dentro da universidade o que está sendo discutido quanto às atribuições dos egressos dos cursos de Engenharia de nossa instituição”, salientou.