As temáticas abordadas pela professora fazem parte de projetos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa SAIS – Saúde, Indivíduo e Sociedade, vinculado à UNIVALE
A professora Marina Mendes Soares, da UNIVALE, participou no mês de junho de importantes eventos promovidos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde contribuiu com reflexões sobre saúde mental de estudantes e de profissionais do cuidado.
A docente foi uma das moderadoras da roda de conversa “As vivências do cuidar”, promovida pelo Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO), e integrou a mesa-redonda “Saúde Mental na Pós-Graduação” durante a 7ª edição do GBMeeting, realizado pelo Instituto de Biologia da UNICAMP.
“Falar sobre quem cuida e com quem estuda é reconhecer o sofrimento silenciado e, ao mesmo tempo, criar caminhos para resistir e transformar. Essas experiências também reforçam a potência da parceria entre UNIVALE e UNICAMP. Essa parceria amplia o alcance da pesquisa e tece redes para construir uma ciência mais sensível e comprometida com o bem-estar social”, afirmou Marina.
Você pode se interessar por:
As discussões integraram o evento “Escutando quem cuida: atenção à saúde mental dos cuidadores”, no NEPO, e destacaram a importância de criar espaços de escuta, acolhimento e valorização de quem exerce o cuidado, muitas vezes em condições de sofrimento e invisibilidade. Já no GBMeeting, o foco foi o bem-estar de estudantes de pós-graduação, reconhecendo os desafios emocionais e estruturais enfrentados na vida acadêmica.
As temáticas abordadas pela professora fazem parte de projetos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa SAIS – Saúde, Indivíduo e Sociedade, vinculado à UNIVALE. O grupo atua de forma interdisciplinar, articulando saberes da Psicologia, Demografia e Gestão do Território para investigar as relações entre saúde mental, juventude e território, com forte compromisso social e científico.



