Professora da Univale participa de grupo de pesquisa sobre a prevalência dos casos de câncer de próstata e mama em Governador Valadares

30 novembro, 2021

O trabalho reuniu e compilou dados da incidência em grupos distintos de idade, nível escolar e região em que vivem

Lourimar  Viana  Nascimento  Franco  de  Sousa, professora do curso de Biomedicina da Universidade Vale do Rio Doce, participou do desenvolvimento de uma pesquisa que reúne e interpreta dados sobre a prevalência dos casos de câncer de próstata e mama em Governador Valadares.

A produção científica e divulgação é de grande importância para mapear e discutir estratégias para levar informações educativas sobre o tema para quem ainda não tem conhecimento sobre medidas preventivas e tratamentos. De acordo com a pesquisa, é necessário investir e planejar estrategicamente ações contra as neoplasias, para que as mortes por câncer diminuam.

Consultas preventivas contra o câncer de próstata e de mama ainda são um grande tabu, por isso esses estudos são de suma importância para encorajar os exames, e, consequentemente, o diagnóstico e tratamento precoce.

O artigo apontou que os mais prejudicados pela falta de democratização e educação sobre o tema são as pessoas com baixa escolaridade, logo a taxa de mortalidade entre os mesmos é maior.

Os resultados, entretanto, não são desanimadores: a incidência de casos ainda é alta, porém, a maioria dos casos identificados foram de Grau 2, ou seja, ainda estavam nos estágios iniciais, o que possibilita que o paciente receba um tratamento de qualidade. Desta forma, as chances de vencer a doença são ainda maiores.

O trabalho da professora sugere que é necessário investir ainda mais em ações preventivas para detectar os tumores ainda no estágio primário. A falta de informação ainda é um grande obstáculo, porém, com uma estratégia de comunicação adequada, a possibilidade de identificar os tumores no estágio primário para tratamento aumenta.

Além disso, o Sistema Único de Saúde oferece desde exames preventivos, até tratamentos de graça, o que traz uma perspectiva muito otimista.

Confira o artigo: