Professores da Univale têm projeto aprovado em edital de inovação

21 março, 2022

Solucionar problemas e gerar negócios — esse é o propósito máximo do Catalisa, programa desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que é dividido em três modalidades: Corp, MPE e ICT. Foi no Catalisa ICT, voltado para a busca de oportunidades de inovação em pesquisas acadêmicas, que um projeto desenvolvido por três professores da Univale foi contemplado.

A pesquisa “Meio de cultura para diagnóstico da hanseníase”, desenvolvida pelos professores Rafael Gama, Elaine Scherrer e Lourimar Viana, foi selecionada entre pesquisas de todo o Brasil como uma das 270 contempladas com o fomento para se tornarem projetos de negócio.

A jornada do Catalisa começou em 2020, com o lançamento do edital para a primeira etapa de seleção. O professor Rafael Gama, coordenador da pesquisa, explica que o edital do programa é dividido em 4 etapas.

“Na primeira ocorre uma seleção de projetos de pesquisa que têm uma visão inovadora e empreendedora. Já na segunda, é feita a seleção e a contratação de projetos para o desenvolvimento da pesquisa. Nós fomos selecionados na primeira etapa, como projeto com visão empreendedora e inovadora. Depois nós participamos de uma formação sobre atitude empreendedora em projetos de pesquisa, aprendemos a ver a pesquisa como potencial desenvolvimento de um produto e de um processo, e agora na segunda etapa ficamos entre os 270 projetos selecionados em todo o país que receberão o fomento para execução”.

Com a aprovação, o projeto que busca verificar a resposta de células-tronco mesenquimais frente à exposição do Mycobacterium Leprae receberá um incentivo de 146 mil reais para o avanço das pesquisas. De acordo com o professor Rafael, logo que a contratação for realizada o grupo dará início aos experimentos. A verba será utilizada, por exemplo, para a compra de reagentes, análises e treinamento de alunos. A partir daí, será possível gerar o mínimo produto viável (MVP), protótipo de produto que deverá ser apresentado aos investidores na terceira etapa do Catalisa.

Núcleo Universitário de Empreendedorismo da Univale

O projeto inscrito no Catalisa ICT nasceu da pesquisa Avaliação da Resposta de Células Tronco Mesenquimais Frente a Exposição do Mycobacterium Leprae. De acordo com o professor Rafael Gama, que coordena a pesquisa, uma pesquisa desenvolvida no Reino Unido descobriu que essa bactéria converte uma célula madura em uma célula tronco. Nesse sentido, o projeto quer propor um modelo de estudo do desenvolvimento dessa bactéria no corpo humano.

Para identificar o potencial inovador na pesquisa e a possibilidade de desenvolvimento de um produto, os pesquisadores contaram com o apoio do Nuvem, o Núcleo Universitário de Empreendedorismo da Univale. “Estamos focados em desenvolver a cultura empreendedora na Univale, para estimular os profissionais da nossa região a empreender com projetos de pesquisa e assim, aprimorar processos, criar e lançar novos produtos”, conclui o professor Rafael Gama.

O Nuvem tem como objetivo promover o debate do empreendedorismo, de forma transversal, auxiliar o desenvolvimento de projetos inovadores e consolidar a cultura empreendedora no ensino superior, contribuindo com ideias para novos negócios ou transformações no ambiente acadêmico.