profissional de educação física e bem-estar

Dia do Profissional de Educação Física: a importância do exercício físico para a busca da qualidade de vida

01 setembro, 2023

O profissional de educação física é responsável por trabalhar em prol da qualidade de vida de maneira individualizada e com baixos riscos

A prática de atividades físicas possui um impacto positivo significativo na saúde e no bem-estar em todas as faixas etárias. Um artigo da JAMA Internal Medicine aponta que realizar 30 minutos diários de atividade física moderada pode reduzir em cerca de 19,9% o número de mortes por ano, além de auxiliar na redução do estresse, melhorar o equilíbrio físico e mental, auxiliar no controle de peso e prevenir doenças. Nesse aspecto, o profissional de Educação Física desempenha um papel fundamental na orientação e no acompanhamento de boas práticas.

Diego Alves dos Santos, professor do curso de Educação Física da UNIVALE, explica que o profissional da área é a pessoa responsável e qualificada para trabalhar com exercícios físicos de maneira específica e individualizada. “O educador físico pode realizar uma avaliação mais completa, adaptando as atividades de acordo com o objetivo de cada pessoa. Além disso, ele é responsável por controlar o volume e a intensidade, diminuindo os riscos durante e após a prática, aumentando os benefícios”, comentou.

Benefícios para a saúde e o bem-estar

profissional de educação física e os benefícios para a saúde
Professor da UNIVALE explica sobre os desafios e as possibilidades que o profissional de educação física possui — Imagem: Unsplash

A atividade e o profissional de educação física têm um impacto positivo significativo na saúde e no bem-estar das pessoas de todas as faixas etárias. A coordenação motora é um fator fundamental no desenvolvimento humano e o seu progresso durante os primeiros anos de vida podem gerar impactos a longo prazo, influenciando positivamente na execução de tarefas do cotidiano. Além disso, a prática regular pode reduzir o estresse, melhorar o equilíbrio físico e mental, auxiliar no controle de peso e prevenir doenças como hipertensão e diabetes.

Diego explica que o profissional de educação física e os exercícios adequados também desempenha um papel fundamental na luta contra a sarcopenia, conhecida como a perda progressiva de massa muscular relacionada à idade. “Estudos mostram idosos entre 70 a 80 anos têm sua força muscular reduzida numa taxa de 20% a 40%, e aqueles com idade superior a 90 anos têm sua força muscular reduzida a 50% ou mais. Essas alterações musculares e articulares afetam na precisão dos movimentos, flexibilidade e força, sendo que os exercícios físicos podem retardar e até prevenir essas perdas”, comentou.

Desafios do profissional de educação física

profissional de educação física professor Diego Alves dos Santos
Professor Diego Alves dos Santos

Dados do extinto Ministério da Cidadania destacam alguns dos principais desafios enfrentados na promoção da atividade física, principalmente na educação. Em 135.263 escolas analisadas, apenas 45,1% delas possuem quadra esportiva, sendo que quase 40% não possuem nenhum tipo de material para práticas desportivas e recreativas.

“A Educação Física já chegou a ser facultativa em algumas séries por alguns anos. Acredito que agora, o que tem melhorado um pouco é que estamos sendo vistos como não só algo para recreação ou momento de lazer. Nossa importância está sendo vista em questões de saúde, bem-estar e melhoria de qualidade de vida. Devemos continuar nossa formação para mostrar o que podemos fazer, além de poder mostrar o nosso conteúdo assim como as outras disciplinas como matemática, português. Enquanto professores, ajudamos com nosso conhecimento para não jogarmos apenas a bola para os alunos”, comenta Diego.