Programa Orgulho em Pertencer realiza ação no Departamento Pessoal da Univale

19 março, 2021

Aconteceu nesta terça-feira, 16, uma intervenção com os colaboradores do departamento pessoal da Univale. Essa é a segunda etapa da ação faz parte do programa Orgulho em Pertencer. Participaram do evento a pró-reitora de graduação, Adriana Coelho; Sabrina Hermes, do setor de Desenvolvimento Humano; e a professora do curso de Psicologia, Tandrécia Cristina.

A primeira etapa dessa ação do Orgulho em pertencer consistiu no diagnóstico inicial em que os colaboradores identificaram as dificuldades no campo do trabalho. A partir desse levantamento, foram feitas intervenções, como: adaptação do espaço físico, ações para melhoria no relacionamento, interação humana, gestão, liderança, entre outros aspectos.

Já na segunda etapa, que foi iniciada nesta semana, será feita uma avaliação das melhorias a fim de verificar se as intervenções realizadas foram efetivas ou se ainda há necessidade de intervir em alguma outra área. Desta forma, os colaboradores podem participar do processo dando opiniões e sugestões que serão acolhidas e analisadas.

Sabrina Hermes explica que o instrumento de avaliação que será usado nesta etapa é sigiloso e os funcionários devem preencher e entregar em uma caixa do programa. “Já que o ambiente mudou, as coisas mudaram, nós fizemos um novo instrumento, que será usado para mensurar e ver como está o andamento do setor. E, caso seja necessário, realizar outras intervenções”, completa.

De acordo com a professora Tandrécia, esse trabalho é importante pois é uma forma de ambientar e valorizar os colaboradores. “O projeto pode promover mudanças para melhorar o atendimento e serviços prestados ao nosso público. Desse modo cria também uma identificação positiva com todos que compõem a Univale: alunos, funcionários, professores e comunidade, gerando o propósito do Orgulho em Pertencer”, diz.

O que é o Orgulho em Pertencer?

O programa foi proposto em 2019 pela Pró-Reitoria de Graduação da Univale, e almeja resgatar a essência de uma instituição que há mais de 50 anos cumpre o papel de oferecer um ensino de qualidade, e busca continuamente, como entidade educadora, a função de mediadora e promotora de reflexões de como utilizar o conhecimento para a elaboração de estratégias na promoção da saúde, da paz e do bem-estar de toda a comunidade regional.

O programa é muito amplo, e envolve os colaboradores da universidade. Por meio dele serão feitas formações lúdicas e motivacionais em todos os setores. Também serão realizados cafés com equipes para acompanhamento e direcionamento dos trabalhos, ocasiões em que haverá oportunidade para ouvir dúvidas e sugestões e também atualizar as equipes sobre as definições estratégicas da FPF/Univale. Em todas as suas ações, o programa será apoiado por uma mídia social interna, para integração e compartilhamento de informação entre todos os colaboradores.

Objetivos do programa Orgulho em Pertencer:

• Preparar os colaboradores para terem sensibilidade e empatia para atender com humanismo as comunidades internas e externas da FPF/Univale;
  • Fortalecer a autoestima dos colaboradores, para que estejam preparados para lidar com situações adversas ligadas tanto ao atendimento ao público em geral quanto às situações pessoais e de relacionamento com os colegas;
  • Estabelecer um formato de formação mais humanizada, que se diferencie dos antigos modelos mais formais e que, justamente pela mecânica mais leve e interativa, promova uma maior apreensão dos conhecimentos desenvolvidos;
  • Aumentar o nível de satisfação dos colaboradores, para que se sintam mais incluídos na universidade e na equipe da qual fazem parte, tendo orgulho de pertencer.