Programa Saúde na Escola promove educação socioambiental na prevenção de arboviroses

04 outubro, 2023

Ação foi desenvolvida pelas alunas do 8º período de Enfermagem da UNIVALE, em parceria com atenção primária à saúde e escola municipal professor Helvécio Dahe

Alunas do Estágio em Saúde Pública do curso de Enfermagem da UNIVALE realizaram atividades do Programa Saúde na Escola (PSE), na Escola Municipal Professor Helvécio Dahe, com o objetivo de promover a integração da saúde e educação no combate às arboviroses.

Parceria com atenção primária à saúde e escola municipal professor Helvécio Dahe

O tema central das atividades foi a educação socioambiental, destacando a importância de práticas sustentáveis para prevenir doenças causadas por vírus, transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Professora da disciplina Saúde Pública, Heloíne Martins Leite fala sobre a participação dos alunos no projeto. “O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. Hoje as alunas do estágio desenvolveram o PSE na Escola Municipal Helvécio Dahe, agradeço a todos os envolvidos pelo trabalho”, destacou.

O Programa Saúde na Escola tem se mostrado uma estratégia eficaz nesse sentido, promovendo a articulação entre escolas e a Atenção Primária à Saúde. A iniciativa visa não apenas combater as arboviroses, mas também desenvolver a cidadania e qualificar as políticas públicas brasileiras relacionadas à saúde e à educação. “O evento desperta a cidadania, a responsabilidade pessoal e social, bem como contribui para a formação dos nossos estudantes”, completou Heloine.

As alunas aplicaram ações educativas e falaram sobre as formas de prevenção de doenças relacionadas ao mosquito. Através de jogos interativos, com quiz de perguntas e respostas, as universitárias viram que os alunos aprenderam bem a lição. “Levamos um jogo de Passa ou Repassa e até de mosquito da dengue me vesti. Foi sensacional, eles aprenderam tudo e ficaram entusiasmados com a dinâmica. Fizemos tudo de uma forma bem lúdica, afinal eram garotos com idade média de 9 anos”, contou a estudante de Enfermagem, Edilene Esteves dos Santos.

A Escola Municipal Professor Helvécio Dahe recebeu de forma entusiasmada as atividades do programa, reconhecendo a importância de conscientizar os estudantes sobre a prevenção de doenças. Os alunos demonstraram interesse e participação ativa, absorvendo conhecimentos essenciais para proteger sua saúde e o meio ambiente.

Programa em saúde na comunidade

No segundo momento, os estudantes do curso de enfermagem da UNIVALE também visitaram a Escola Municipal Antônio Rodrigues Coelho – CAIC, no bairro Vila Bretas, desta vez levando informações sobre métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis.

De uma forma lúdica, as futuras enfermeiras explicaram as formas de contracepção, apresentando os métodos e explicando as formas de uso. Os cartões de vacinação também foram conferidos, e a importância de tomar vacinas foi explicada por elas. “Foi bem proveitosa a ação, abordamos a vacinação de HPV e hepatite, falamos sobre contracepção. Levamos para eles a importância do uso de preservativo e que eles têm direito de escolher os métodos que vão usar quando iniciarem a vida sexual. Esperamos participar novamente, levando informações para eles”, contou a estudante Camila Martins Fagundes