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“Compreensão leitora”: projeto do curso de Pedagogia com escolas públicas entra em nova fase

“Compreensão leitora”: projeto do curso de Pedagogia com escolas públicas entra em nova fase

04 abril, 2022

As atividades visam desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de textos nos estudantes do ensino fundamental

O projeto “Compreensão leitora: diálogo com diferentes tipos de linguagens” está de volta, agora na segunda etapa. Desenvolvidas por estudantes do sétimo período do curso de Pedagogia, sob a orientação da professora Elizabete Carvalho, as atividades atualmente acontecem em duas escolas públicas de Governador Valadares: a Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz, no bairro Maria Eugênia, e a Escola Municipal Rosalva Simões Ramalho, no bairro Nova Vila Bretas. A nova etapa teve início em março de 2022 com as turmas do 8º ano do ensino fundamental, e devem ser concluídas até o fim de maio.

O projeto acontece dentro das disciplinas de Português, Matemática, História, Ciências, Artes, Inglês e Geografia, e tem por objetivo contribuir para a promoção do letramento dos estudantes, visando ampliar a capacidade de correlacionar o “conhecimento de mundo” aos diversos tipos de linguagens que utilizamos para nos comunicar. As atividades são realizadas em formato interdisciplinar, dentro e fora das salas de aula.

De acordo com a professora Elizabete Carvalho, a parceria entre a universidade e as escolas é uma forma de “promover o diálogo entre a instituição de ensino superior e os profissionais em exercício na área da educação básica, além de proporcionar aos estudantes condições reais de interação com o mundo letrado no qual convivem”. A professora acredita que “as atividades devem contribuir para a formação de leitores críticos e participativos, capazes de interagir em sua realidade, na condição de cidadãos conscientes”.

Aula de artes I Elizabete Aparecida de Carvalho
Aula de Artes na E.M. Padre Eulálio Lafuente Elorz

Como funciona o projeto?

O projeto começou com a apresentação às equipes gestoras e professores(as) das escolas parceiras. Em seguida, aconteceram encontros com os(as) professores(as) com o objetivo de refletir sobre o importância de desenvolver atividades que promovam o “letramento”; de garantir práticas pedagógicas que contemplem diferentes linguagens e que levem os estudantes a defenderem seus pontos de vista, respeitar o outro, promover os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo, como está previsto na BNCC (2018).  

Formacao professores E. Padre Eulalio Elizabete Aparecida de Carvalho
Formação com os professores na Escola Municipal Padre Eulálio Lafuente Elorz

A segunda etapa foi a organização das atividades pelos(as) professores(as) das escolas parceiras, juntamente com a professora Elizabete e as estudantes do 7º período do curso de Pedagogia, que puderam dar sugestões para que as atividades ficassem mais significativas e também auxiliaram na produção dos materiais pedagógicos. 

A terceira parte foi o desenvolvimento das atividades nas turmas do 8º ano, que começou na última semana. “Na E.M. Padre Eulálio Lafuente Elorz, nós auxiliamos a professora de Artes, que está desenvolvendo atividades do projeto ‘Conexão escola: interligando vidas, saberes e territórios’' com os estudantes, mostrando essa conexão através dos desenhos. Já na escola Rosalva Simões Ramalho, auxiliamos o professor de Matemática e a atividade desenvolvida foi um bingo. As graduandas prepararam as pedras, cartelas e prendas para o bingo, o conteúdo contemplado com o jogo foi Potência. Um momento de descontração e muito aprendizado”, conta a professora Elizabete. Ela ainda destaca a empolgação dos estudantes, resumida nas palavras de um deles: “nada melhor do que aprender brincando”.   

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