Alunos de Engenharia Civil e Ambiental apresentam projeto para a Ascarf otimizar transporte de resíduos

Estudantes de Engenharia Civil e Ambiental desenvolvem projetos para otimizar transporte de resíduos

31 março, 2023

Coordenador do curso destaca que gerenciamento de resíduos é uma demanda crescente no mercado de trabalho

Estudantes do 7º e do 9º períodos do curso de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE desenvolveram projetos para otimizar a logística de transporte de resíduos recicláveis realizada pela Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (Ascarf). Trabalhando em conjunto, os estudantes precisaram identificar os tipos de recicláveis coletados pela associação e desenvolver um cadastro de recicladoras interessadas na compra desses materiais, além de criar um roteiro logístico para o transporte.

Coordenador do curso, o professor Hernani Santana relata que o trabalho fez parte das disciplinas de Sistemas de Transporte, lecionada pelo professor Arthur Campos, e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos, ministrada pelo professor Almir Lacorte. “Esse projeto foi inovador, porque os estudantes foram desafiados a trabalhar em grupos e a melhorar a logística da Associação. Na quarta-feira (29), recebemos representantes da Associação, que vieram conhecer as propostas e ficaram satisfeitos com os resultados apresentados”, afirmou Hernani.

O coordenador avalia que, após desenvolverem essa atividade, os estudantes de Engenharia Civil e Ambiental estão mais preparados para enfrentar uma demanda que é crescente no mercado de trabalho. “Cabe salientar que, além da interdisciplinaridade, essa é uma forma que a gente consegue colocar os alunos como protagonistas na solução de problemas que são emergentes no mercado. O gerenciamento de resíduos é um grande exemplo disso, além de ser um dos pilares do saneamento”, considerou.