Projeto de pesquisa realizado pela UNIVALE busca aproximar jovens garotas do universo científico, estimulando o pensamento crítico
Nos dias 5 e 11 de novembro, as estudantes das escolas estaduais Abílio Rodrigues Patto e Quintino Bocaiúva, acompanhadas das professoras Maria Celeste Reis Fernandes de Souza e Cristiane Mendes Neto, além da bolsista de Iniciação Científica (CNPq), Márcia Gabriella Ferreira Coelho, do curso de Sistemas de Informação da UNIVALE, realizaram encontros nas respectivas escolas a fim de conhecerem o ambiente estudantil e o tema de pesquisa escolhido a ser trabalhado nos decorrer do projeto.
As alunas são participantes de projeto de pesquisa realizado pela UNIVALE que busca aproximar jovens garotas do universo científico, estimulando o pensamento crítico e incentivando a participação das meninas na produção de conhecimento. Durante os encontros, as alunas do 8º e 9º ano do ensino fundamental apresentaram o tema de pesquisa de opinião, bem como os questionamentos, conclusões e discussões percorridas até a definição do mesmo e conheceram a rotina escolar de cada instituição.

O projeto “Meninas da Educação Básica, graduandas e professoras nas áreas de ciências exatas apropriando-se de estratégias de pesquisa de opinião e constituindo-se como produtoras de conhecimento sobre as relações entre gênero, raça e matemática” é realizado em rede regional e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério das Mulheres.
Você pode se interessar por:
Nas duas escolas, os encontros foram organizados pelas bolsistas de apoio técnico do CNPq, professoras que acompanham as atividades de pesquisa em cada uma das escolas (Eliane Honorato, Márcia Menezes e Érika Benigna) e a mestranda em Gestão Integrada do Território (GIT), Jacqueline Françoa. A pesquisadora, docente do GIT e coordenadora da pesquisa, Maria Celeste, destaca a importância do encontro para a formação das meninas e da equipe de pesquisa, considerando a integração e o fortalecimento do senso de pertencimento necessário para o desenvolvimento do projeto.









