O projeto de extensão “Fazeres Docentes: gestão da Sala de Aula”, coordenado pela professora Elizabete Aparecida de Carvalho, do curso de Pedagogia da UNIVALE, tem causado impactos positivos na realidade de escolas públicas de Governador Valadares. A prática da extensão nas escolas participantes melhora o processo de ensino e aprendizagem e contribui para a formação de estudantes extensionistas.
No final de março deste ano, equipes gestoras das escolas que participaram do projeto tiveram acesso aos resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), um sistema que reúne informações e indicadores educacionais de toda a rede pública de ensino em Minas Gerais. Em 2023, as atividades foram realizadas nas escolas municipais Padre Eulálio Lafuente Elorz, Adélia Ribas, Vereador Hamilton Teodoro, e na Escola Estadual Carlos Luz.
As atividades foram desenvolvidas nas turmas dos 5º e 9º anos da educação básica, nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática. As turmas foram selecionadas para as atividades do projeto a pedido da Gestão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares (Smed).
Sob orientação da professora Elizabete, estudantes de Pedagogia e professores das escolas parceiras planejaram atividades com diferentes tipos de linguagem, verbal e não verbal, com o objetivo de promoverem o letramento e melhorar as notas das avaliações externas, mais especificamente do Simave.
“O projeto de extensão Fazeres Docentes é de suma importância para a nossa escola, no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem. Pois contribui com o fazer diário da escola com as aprendizagens necessárias para o ensino fundamental. E contribui ainda com o resultado nas avaliações externas em que a escola Padre Eulálio vem participando. Ou seja: é um elo entre universidade e escola, que trouxe para o chão da escola a práxis da Pedagogia”, considerou a diretora da Escola Padre Eulálio, professora Roosvany Beltrame.
A professora Elizabete acrescenta que as atividades do projeto continuam em 2024. “O nosso objetivo é contribuirmos ainda mais com o avanço da média das escolas que já apresentaram resultados positivos. Para aquelas que ainda não melhoraram os resultados, estamos buscando estratégias diversificadas, juntamente com a equipe pedagógica das escolas parceiras e com os professores, para alcançarmos nosso objetivo, que é obtermos melhores resultados. Nossa meta principal é melhorar a média alcançada por cada escola na última avaliação do Simave”, afirmou a coordenadora do Fazeres Docentes.
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