Projeto Saúde e Acautelamento do curso de Odontologia atende jovens em liberdade assistida

22 março, 2022

O projeto Saúde e Acautelamento, com alunos do 7º e 8º período de Odontologia, presta assistência a jovens em liberdade assistida

Por: Natalia Lima Amaral

O projeto Saúde e Acautelamento está em vigor desde março de 2020, proporcionando a inclusão, o acesso e a assistência à saúde bucal para adolescentes em liberdade assistida. As atividades são desenvolvidas com jovens do sexo masculino, na faixa etária de 13 a 18 anos, e dos servidores, com 18 anos ou mais e de ambos os sexos, que desempenham atividade laboral no Centro Socioeducativo São Francisco de Assis.

projeto-saude-e-acautelamento-univale
Imagem: cedida por Suely Maria Rodrigues

A professora Suely Maria Rodrigues, coordenadora do projeto Saúde e Acautelamento, acredita que ele possibilita aos alunos atuarem com a população jovem em regime de acautelamento ao mesmo tempo que trabalham habilidades fundamentais para a promoção da saúde, do desenvolvimento de ações preventivas, da educação para o bem-estar e para as necessidades dessa população.

São executados diversos tipos de procedimentos odontológicos, como raspagem e polimento dental, exodontia (cirurgia), tratamento endodôntico (canal), restaurações de resina fotopolimerizável, restaurações metálicas e estéticas (inlay e onlay) e coroas protéticas.

O projeto Saúde e Acautelamento possibilita a melhora nas condições de saúde bucal, além de reduzir as desigualdades em saúde dos jovens em regime de acautelamento por meio de estratégias de prevenção de doenças, com ética e responsabilidade. É perceptível a recuperação da qualidade de vida desses indivíduos”, destaca a professora Suely.

A aluna Marina Trein, do 8º período de Odontologia, contou um pouco sobre a sua experiência no projeto Saúde e Acautelamento.

"Poder participar do projeto é uma grande oportunidade, nele nós realizamos atendimento odontológico a menores acautelados, que em sua maioria tem necessidades um tanto urgentes em relação a saúde bucal. É um projeto muito bacana, lá nós temos a oportunidade de ajudar esse jovens, principalmente por meio da odontologia, trazendo de volta a saúde bucal daquele paciente, melhorando sua qualidade de vida e a sua autoestima. Também temos a chance de ajudar com uma conversa, com um tratamento mais humanizado e com um acolhimento, que é a forma como eu sempre tento tratar eles lá na nossa clínica. Enfim, participar desse projeto de extensão é uma experiência muito satisfatória e que nos traz muito crescimento profissional e pessoal."

Todos os alunos que participam do projeto são selecionados por meio de um edital institucional. E além dos procedimentos citados, eles realizam rodas de conversa com os adolescentes do Centro Socioeducativo via Google Meet, identificando as demandas de educação em saúde, e outras atividades com os adolescentes de forma presencial.