Coordenação: Mônica Valadares Martins | monica.martins@univale.br
Colaboradores (as):
Discente (s) de Iniciação Científica: -
Vigência: 28/01/2025 à 28/01/2027 | Apoio: FPF | UNIVALE
Objetivos do Projeto
Compreender a configuração territorial das arboviroses no município de Governador Valadares na atualidade, transitando pelo contexto histórico da saúde pública no Vale do Rio Doce e interpretações dos processos histórico-sociais extraídas por meio das narrativas dos atores vinculados ao controle das arboviroses.
Analisar como as mudanças nas políticas de controle das endemias fomentaram a minimização ou controle efetivo dos casos de arboviroses no contexto histórico da saúde pública no Brasil.
Identificar o desenho epidemiológico das arboviroses no município e os fatores que explicam o aumento expressivo das notificações de arboviroses no período de 2012 a 2018.
Refletir sobre a possibilidade de relações de causalidade entre aumento de notificação de casos de arboviroses e os impactos ambientais causados pelo rompimento de barragem de rejeitos de mineradora no distrito de Bento Rodrigues, em 2015.
Interpretar os processos histórico-sociais extraídos da oralidade de agentes de controle de endemias remanescentes do modelo sanitarista campanhista e contemporâneos, a respeito da política de controle de vetores e arboviroses de sua época.
Conhecer o desenho epidemiológico das arboviroses, especialmente, dengue, zika vírus e chikungunya no município de Governador Valadares, até os dias atuais.