Coordenação: Lorena Bruna Perreira de Oliveira | lorena.oliveira@univale.br
Colaboradores (as):
Discente (s) de Iniciação Científica:
Vigência: 31/01/2024 à 31/01/2026 | Apoio: FPF|UNIVALE
Objetivos do Projeto
Identificar biomarcadores de infecção subclínica em contatos de pacientes com hanseníase.
Caracterizar os marcadores imunológicos associados ao controle e/ou adoecimento em contatos com hanseníase em uma coorte multicêntrica de quatro estados brasileiros (MG, MT, PE e RJ).
Avaliar atividade da arginase e realizar a dosagem dos anticorpos específicos Anti-PGL-1 e LID-1 nos contatos domiciliares e comparar com o grupo controle.
Avaliar as concentrações dos marcadores de susceptibilidade (heme oxigenase-1 e CD163s) nos contatos domiciliares e verificar a possível correlação com o desenvolvimento da doença.
Investigar a presença do M. leprae em amostras nos contatos domiciliares por meio da reação em cadeia da polimerase (qPCR).
Implementar colaboração técnico-científica entre as Universidades: Fiocruz/RJ, UFJF-GV, Emory University e UNIVALE.
Promover treinamento técnico das equipes das estratégias de saúde da família e dos estudantes universitários envolvidos.
Elaborar manuais contemplando informações sobre a hanseníase direcionadas para a comunidade promovendo educação em saúde.
Auxiliar na capacitação das equipes de estratégias de saúde da familia (ESF) juntamente com o centro de referencia em doenças endemicas (CREDEN-PES) para ações de busca ativa e exames clínicos de contatos nas comunidades.