Coordenação: Fernanda Cristina de Paula | fernanda.paula@univale.br
Colaboradores (as):
Discente(s) de Iniciação Científica:
Vigência: 31/01/2024 à 19/12/2025 | Apoio: FPF/UNIVALE | FAPEMIG
Objetivos do Projeto
A educação como direito se fortaleceu a partir da redemocratização do ensino público, balizada pelos princípios de igualdade de condições de acesso e permanência na escola. Entretanto, a garantia da efetividade desse direito, nos espaços escolar se defronta com conflitos, tensões e antagonismos presentes na convivência coletiva. Este estudo insere-se nesse contexto destes debates e se volta para os conflitos escolares, identificados a partir da visão positiva proposta por Charlot. O objetivo é compreender a relação que jovens em situação de conflito escolar estabelecem com o saber e a escola. O campo de pesquisa são três escolas da rede pública estadual de educação e os sujeitos são estudantes dessas escolas que vivenciam situação de conflito escolar. O referencial teórico adotado são os estudos de Bernard Charlot, sobre a relação com o saber. O instrumento de coleta de dados é o inventário de saber, instrumento proposto pelo autor. No decorrer do estudo, as escolas campo de pesquisa, serão objeto de atividades extensionistas, nesse sentido serão propostas, oficinas com os jovens e com a equipe escolar com temáticas adequadas aos dois grupos, mas respaldadas no referencial teórico adotado. Espera-se contribuir para a elaboração de subsídios teóricos, e mudanças de posturas de estudantes e da escola que favoreçam a construção de uma relação positiva dos jovens com a escola.