Quem pode fazer pós-graduação

Quem pode fazer pós-graduação? Conheça os pré-requisitos

01 abril, 2020

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Por isso, as empresas procuram cada vez mais profissionais com perfis específicos e que tenham algum diferencial. De acordo com um levantamento feito pela Excelência a Serviço do Ensino Superior (SEMESP), quanto maior o grau de estudos de uma pessoa, maiores são as oportunidades de emprego, tanto em relação à posição quanto ao salário. Mas, afinal, quem pode fazer pós-graduação?

Hoje vamos falar sobre quais caminhos trilhar para chegar até ela.

Posso fazer uma pós-graduação?

Posso fazer pós graduação?

Como já vem explícito no próprio nome, uma pós-graduação é um curso que se faz depois da graduação. Ou seja, o primeiro pré-requisito para se matricular em uma pós, é ter finalizado uma faculdade. No Brasil, existem dois tipos de pós-graduação, Lato Sensu e Stricto Sensu, que já foi assunto de um outro artigo aqui em nosso site.

O estudante não precisa necessariamente fazer uma pós na área em que fez sua graduação. Por exemplo, um graduado em jornalismo pode fazer uma pós em economia. Claro, desde que não sejam áreas muito distintas. Não faria sentido um jornalista fazer uma pós em Harmonização Facial.

Também não há impedimento para quem deseja cursar duas pós ao mesmo tempo. Inclusive, a Univale oferece essa possibilidade aos seus alunos, graças a modalidade de Ensino a Distância (EaD), onde o aluno é capaz de montar seu horário de acordo com sua rotina.

Outra dúvida muito frequente, é saber se quem está no último semestre da graduação pode começar uma pós. Segundo o Ministério da Educação (MEC), isso não é possível, pois é preciso ter o diploma da graduação em mãos para iniciar um curso de pós-graduação.

A formação técnica não é considerada ensino superior, é um curso de nível médio, que faz parte de uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro. Sendo assim, quem tem curso técnico precisa passar primeiro por uma graduação para estar apto para cursar uma pós-graduação.

Curso técnico pode fazer pós-graduação

Já a formação tecnóloga é considera ensino superior, porém, são cursos mais voltados para a prática profissional.  Por serem graduações, a carga horária destas faculdades inclui disciplinas teóricas, mas a maior parte da grade é composta por aulas práticas. Portando, quem é formado em tecnólogo pode, sim, cursar uma pós-graduação.

Agora que você já sabe se pode fazer uma pós-graduação. Visite em nosso site as nossas opções de pós-graduação, em diversas áreas, com professores renomados e toda infraestrutura necessária para um formação de qualidade.

Fique por dentro também de nossa política de desconto.