Sumário
Se você sempre sonhou em ser dentista, mas ainda não tem ideia de qual faculdade fazer, este texto é pra você! Muita gente não sabe, mas não existe o curso de “dentista”.
Na verdade, quem pretende seguir essa profissão precisa ingressar no curso de Odontologia. Isso mesmo! O nome é diferente, mas essa é a graduação que estuda a saúde bucal das pessoas.
A confusão acontece porque quem estuda odontologia se forma como cirurgião-dentista. Entretanto, não pense que a profissão se resume apenas a isso — essa é uma área com muitas possibilidades. Quer saber mais? Continue lendo abaixo!
Para ser dentista, é preciso que você tenha concluído o ensino médio, é claro, e ingresse na faculdade de Odontologia. Após concluir a graduação, para que você comece a atuar, de fato, como cirurgião-dentista e legalmente, você precisará de um registro no CRO.
O CRO nada mais é que o Conselho Regional de Odontologia do estado em que você concluiu seu curso. É esse o registro que regulamenta a profissão e não permite que qualquer pessoa saia por aí arrancando dentes ou mexendo na boca alheia. Com o CRO na mão, é só correr para o abraço, ou melhor, para a clínica!
Entretanto, como dito acima, essa é uma área de abrangência muito grande e abaixo nós te contamos um pouquinho de onde atuar. Confere aí!
O curso de Odontologia prepara o cirurgião-dentista para atuar em várias áreas, como prevenção, diagnóstico e tratamentos odontológicos, procedimentos estéticos e cirúrgicos, entre outros.
Dentro dessas possibilidades, o profissional ainda pode se especializar em áreas como a ortodontia, que cuida dos arcos dentários por meio dos tão conhecidos aparelhos odontológicos; a endodontia, que trata da polpa do dente e previne doenças como a cárie; a implantodontia, que trabalha a colocação de próteses dentárias, entre outras, como a Harmonização Orofacial, que cuida de toda a estética do rosto.
São muitas oportunidades, não é mesmo?
O curso de Odontologia é bastante prático. Afinal, é um trabalho que exige experiência e habilidade. Por isso, é muito importante que você escolha uma universidade que proporcione a prática desde os primeiros períodos.
Assim, ao final do curso, além de todo o conhecimento teórico a respeito da saúde bucal, você terá total intimidade com os procedimentos.
Outro detalhe que você deve se atentar na hora de escolher onde estudar é a estrutura oferecida pela instituição de ensino. É importante que a faculdade tenha laboratórios próprios, pré-clínicas e clínicas odontológicas para atendimento a pacientes reais.
Mas isso tudo, é claro, sob a supervisão de professores capacitados e com experiência no ensino, que também é muito importante averiguar na hora de decidir onde estudar.
Se você chegou até aqui, já sabe muita coisa sobre a profissão. Então agora é hora de decidir onde estudar. Que tal conferir o curso de Odontologia oferecido pela Univale?
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios