Tese sobre a Gestão e Governança no desastre da barragem da Samarco em Mariana será defendida pela reitora da Univale

Tese sobre a Gestão e Governança no desastre da barragem da Samarco em Mariana será defendida pela reitora da UNIVALE

15 março, 2022

Lissandra Lopes, reitora da UNIVALE e aluna do Dinter, parceria da Universidade com a UFSC, defenderá seu trabalho dia 28 de março

Por: Natalia Lima Amaral

Em vigor desde 2017, o Doutorado Interinstitucional — Dinter é uma parceria entre a Universidade Vale do Rio Doce e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com interdisciplinaridade na área de Ciências Humanas e que está rendendo muitos frutos. A reitora da UNIVALE, Lissandra Lopes Coelho Rocha, é aluna desta modalidade e defenderá a sua tese sobre a Gestão e Governança preventiva e precaucional no desastre da barragem da Samarco/Vale/BHP em Mariana/MG, no dia 28 de março.

defesa-tese-reitora-capa
Reitora da UNIVALE, Lissandra Lopes Coelho Rocha Imagem: Arquivo UNIVALE

Sua tese observa a gestão preventiva e precaucional no recorte de Governador Valadares, que sofreu consequências ambientais ao longo de toda a Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A professora explica:

"Quando começamos a fazer o doutorado, em setembro de 2017, ainda vivíamos toda a situação crítica no rompimento da barragem e o quanto isso afetou o Rio Doce. Na época, eu já estava trabalhando na pró-reitoria da UNIVALE e o ocorrido foi muito triste. Fiquei muito impactada, tivemos que parar as atividades e o momento me marcou muito também dentro de casa. A forma como conseguimos água mineral, como economizar água e ter que utilizar pratos, copos e talheres descartáveis foi um cenário de guerra. Impactou muito a mim e aos meus filhos.”

Lissandra também conta que outra motivação que a fez abordar este tema do desastre foi a sua área de interesse no direito. “Sempre trabalhei muito com ética no direito e costumamos fazer análises quando certos tipos de situações acontecem, e em que esse comportamento pode mudar, para evitar que isso aconteça novamente no futuro. Tudo passou por aí, fiz essas reflexões. Depois desse desastre socioambiental pensei: ‘como posso aprender com esse desastre? Que procedimentos eu posso ter, analisar, estudar para que não aconteça de novo?’”, explicou.

Além desse do rompimento da barragem em Mariana, em 2019 fomos surpreendidos novamente com Brumadinho. “Isso prova que precisamos estudar esses desastres e criar procedimentos, hábitos e padrões para realmente evitá-los. Por isso trabalho com Gestão e Governança Preventiva e Precaucional, pensando em que isso pode nos ajudar a evitar futuros desastres. Estou muito feliz com a escolha da banca, espero ter muitas contribuições, todos com muito conhecimento na área de desastres, e acho que isso só vai acrescentar e tornar o meu trabalho melhor.”

A banca foi aprovada em uma reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas — PPGICH para o dia 28 de março, às 14h e de maneira virtual. Ela será composta por:

Dra. Fernanda Dalla Libera Damacena - Advogada e Consultora
Profa. Dra. Samira Peruchi Moretto - PPGH/UFFS
Profa. Dra. Márcia Grisotti - PPGICH/UFSC

Suplentes
Profa. Dra. Julia Guivant - PPGICH/UFSC
Profa. Dra. Marina Miraglia - Universidad Nacional de General Sarmiento/ Buenos Aires - Argentina

Orientadora: Profa. Dra. Eunice Sueli Nodari
Coorientador: Prof. Dr. Jose Rubens Morato Leite.

Link para a videoconferência: https://us02web.zoom.us/j/89129855383