edital da revista facs capa do site UNIVALE

Revista Facs da UNIVALE está com inscrições abertas para submissão

26 outubro, 2023

Consolidada com o fortalecimento do fazer científico, a Revista Facs aceita publicações de trabalhos da área da saúde

Por: Natalia Lima Amaral

Criada em 1993 com o objetivo de fortalecer e incentivar a pesquisa, a Revista Científica Facs da UNIVALE está com edital aberto para submissões entre os dias 17 de outubro e 15 de novembro. A revista aceita trabalhos de graduandos, pós-graduandos, mestres e doutores da área da saúde, que desejam publicar seus artigos científicos. Desde dezembro de 2021, a Facs passou a ser disponibilizada em formato online por meio da plataforma ISSUU, que permite a conversão de materiais impressos em digitais, ampliando o fazer científico. Atualmente os exemplares estão disponíveis no Portal de Periódicos e Anais de Eventos da UNIVALE, juntamente com outras publicações da Instituição.

Isis carolina comenta edital da revista facs
Isis Carolina Garcia Bispo, bibliotecária e representante do Sistema de Bibliotecas na UNIVALE Editora

Bibliotecária e representante do Sistema de Bibliotecas na UNIVALE Editora, Isis Carolina Garcia Bispo explica que a Facs tem grande importância para a Instituição, visto que ela dissemina o conhecimento científico desenvolvido dentro da Universidade. “As produções acadêmicas e científicas dos nossos docentes e discentes, do mestrado GIT, são todas publicadas dentro da revista Facs. E a ideia é que todos os pesquisadores, inclusive os de fora da Instituição, possam ter ela como um veículo de disseminação das suas pesquisas”, comenta.

A professora do curso de Odontologia da UNIVALE, Mylene Quintela Lucca, é editora chefe da Revista Facs desde 2020, juntamente com o professor e coordenador, Cláudio Machado. Ela destaca que a participação da comunidade acadêmica, de docentes junto a uma equipe de professores qualificados como adjuntos ou titulares, forma uma parceria que contribui de forma significativa não apenas para os currículos acadêmicos, mas também como estímulo na formação de novos pesquisadores.

professora mylene lucca comenta edital da revista facs
Mylene Quintela Lucca, professora do curso de Odontologia e editora chefe da Revista Facs

“A Revista, principalmente em sua versão on-line, é um dos maiores veículos de divulgação dos trabalhos científicos que são desenvolvidos pela comunidade acadêmica interna e externa no âmbito nacional e brevemente internacional. O material publicado na revista faz valer o encontro das demandas trazidas pela comunidade local e regional, de gestores públicos ou da iniciativa privada, oferecendo dados que contribuem significativamente para o gerenciamento de investimentos dos recursos de forma otimizada e sem desperdícios com maior efetividade, sem perda da qualidade”, comenta Mylene.

As publicações são destinadas para contribuições interdisciplinares, de impacto acadêmico e/ou institucional, com temas pertinentes à área. A submissão dos trabalhos e todo o processo editorial ocorre por meio do sistema de envio de artigo para o e-mail: revistafacs@univale.br, até o dia 15 de novembro, sendo que a análise e o parecer final são de responsabilidade do Conselho Editorial da Revista. Não deixe de conferir o edital, as normas e o template oficial para submissão.

Confira o edital.
Normas para publicação.
Template para submissão.

Para utilização do template online é necessário que faça download do arquivo. Para isso deve seguir os seguintes passos: ARQUIVO > FAZER DOWNLOAD > MICROSOFT WORD (.DOCX).

Em caso de dúvidas, recomendamos que entre em contato pelos e-mails revistafacs@univale.br ou periodicos@univale.br