Mulher deitada recebendo tratamento em estética e cosmética

Que curso fazer para ser esteticista? Conheça a área de Estética e Cosmética

15 fevereiro, 2024

Conheça o curso de Estética e Cosmética. Transforme sua paixão por beleza em uma carreira para cuidar do bem-estar de outras pessoas

Por Eduarda Dorneles de Oliveira, aluna do 7º período de Publicidade e Propaganda

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), no ano de 2020, o Brasil manteve o título de 3º maior consumidor mundial no setor da estética, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China. Esse dado revela não apenas uma forte relação do brasileiro com a busca pela beleza, mas também a expansão crescente do setor.

E é justamente nesse contexto que o curso de Estética e Cosmética tem se destacado, tornando-se uma escolha cada vez mais procurada por aqueles que desejam atuar nesse universo.

Você é o tipo de pessoa que se encanta com o mundo da beleza e cosméticos e adora estar por dentro das últimas novidades e tendências do mercado? Já imaginou transformar essa paixão em uma carreira onde você pode cuidar do bem-estar de outras pessoas? Continue a leitura e descubra todas as possibilidades que a estética proporciona.

Afinal, do que se trata o curso de Estética e Cosmética?

A área de Estética e Cosmética pode ser definida em três palavras: beleza, bem-estar e autoestima. O esteticista, profissional formado nesse curso, desenvolve habilidades para realizar uma variedade de procedimentos estéticos, como cuidados com a pele e tratamentos capilares.

O curso oferece uma formação completa, abordando desde a história e fundamentos da estética até Nutrição e Anatomia Humana. Os alunos também têm a oportunidade de vivenciar na prática o que aprendem em sala de aula, adquirindo experiência real e desenvolvendo as habilidades necessárias para se tornarem profissionais qualificados.

Por esse motivo, ao escolher um profissional formado na área, os clientes garantem não apenas resultados estéticos mais satisfatórios, mas também a segurança de receber procedimentos realizados por alguém que conhece as técnicas e os produtos cosméticos adequados.

O profissional esteticista e suas atuações

Ao escolher a carreira de esteticista, o profissional se depara com uma variedade de áreas de atuação que vão muito além dos tradicionais serviços de beleza. Uma das opções é a estética facial, que envolve tratamentos para a pele do rosto, como limpezas de pele, peelings e massagens. A estética corporal é outra escolha interessante, focada em procedimentos para modelagem corporal, combate à celulite e tratamentos para a saúde da pele em geral.

Na área da cosmetologia, os esteticistas também podem desenvolver e formular produtos específicos para tratamentos estéticos, colaborando na indústria de beleza. Outra opção promissora é a estética capilar, que engloba tratamentos para o cabelo, como hidratações, cortes especializados e técnicas avançadas de coloração.

Essas diversas especializações proporcionam aos esteticistas a oportunidade de escolher a área que mais se alinha aos seus interesses e talentos, como spas, clínicas de estética, salões de beleza, entre outros.

A área da Estética e Cosmética emergiu como uma das indústrias de crescimento mais rápido nos últimos anos, movimentando bilhões de reais, apenas no Brasil. Não é surpresa, portanto, que um número crescente de profissionais da estética busque realizar o sonho de ter o próprio negócio.

Nesse contexto, a formação acadêmica é fundamental para que os profissionais aprimorem suas habilidades técnicas e conheçam o mercado da estética. Além disso, o curso possibilita que os esteticistas compreendam as preferências do público-alvo, estejam atualizados sobre as tendências e compreendam os padrões de consumo.

Ao adquirir esses conhecimentos, os profissionais não apenas se destacam na entrega de serviços de alta qualidade, mas também moldam estratégias de negócios mais alinhadas com as demandas do mercado, solidificando assim as bases para o sucesso de um negócio.

O futuro na Estética e Cosmética

Ao escolher um curso na área da estética, os estudantes estarão se preparando para um campo dinâmico e repleto de possibilidades. Tendências recentes indicam uma convergência entre tecnologia e beleza, com tratamentos inovadores, como terapias com laser, procedimentos não invasivos e terapias baseadas em inteligência artificial, ganhando destaque.

A crescente conscientização sobre ingredientes sustentáveis e práticas eco-friendly também está moldando a indústria, oferecendo oportunidades para esteticistas comprometidos com abordagens mais sustentáveis.

Além disso, o mercado estético está se expandindo para incluir uma variedade de especializações, como estética capilar, design de sobrancelhas, micropigmentação e terapias de bem-estar.

Mulher deitada recebendo tratamento em estética e cosmética

O curso de Estética e Cosmética na UNIVALE

Os laboratórios da UNIVALE são estruturados e equipados com tecnologia, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar, de forma direta, as práticas essenciais da profissão esteticista. Além disso, a utilização de equipamentos modernos e a orientação de professores experientes preparam os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.

Você está pronto para transformar sua paixão pela estética e cosmética em uma carreira de sucesso? Acesse a página do curso e descubra como nossa abordagem inovadora pode impulsionar o seu caminho profissional.