Conquista é resultado da participação de aluno de Direito no 24º Congresso Nacional de Iniciação Científica

A UNIVALE foi contemplada com o selo de Instituição de Ensino Superior Amiga da Iniciação Científica, concedido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior (Semesp) às organizações do setor que incentivam e valorizam a pesquisa científica entre seus estudantes de graduação.
O anúncio da outorga do selo aconteceu neste mês. A conquista é resultado da participação da UNIVALE no 24º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), realizado pelo Semesp em novembro de 2024, reunindo estudantes universitários brasileiros e estrangeiros para a socialização de pesquisas, a identificação de talentos e o estímulo à produção de conteúdo científico por meio do exercício da criatividade e do conhecimento adquirido nas instituições de ensino superior.
O selo de Instituição Amiga da Iniciação Científica premia universidades que apresentam pesquisas relevantes e inovadoras, e que refletem o compromisso com a formação acadêmica de excelência. A concessão do selo à UNIVALE é fruto do desempenho do estudante Mateus Martins Ribeiro, do 9º período do curso de Direito, que, sob orientação do professor Luciano Souto, apresentou no 24º Conic um trabalho sobre a atuação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc).
Você pode se interessar por:
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 081/2025 - Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Projeto “Quebra-Cabeça: Qualidade de vida para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”
- UNIVALE formaliza acordo de cooperação com a Universidade José Eduardo dos Santos (Ujes), de Angola
- Resultado — Lista de Espera – ProUni 2025/2

O professor Luciano Souto considera que a outorga do selo representa o reconhecimento às iniciativas institucionais de produção acadêmica e de valorização da pesquisa. “A iniciação científica representa prática valiosa na formação acadêmica dos estudantes, além de contribuir exponencialmente para o desenvolvimento da capacidade de argumentação e do pensamento crítico. A obtenção do selo é resultado de um esforço institucional que muito nos orgulha, demonstrando dedicação e amor à pesquisa, à ciência e compromisso no cumprimento de sua relevante função social”, afirmou o docente.
O coordenador do curso, professor André Rodrigues, avalia que o selo, decorrente de apresentação de trabalho de um aluno de Direito no maior congresso de iniciação científica do país, confirma que a UNIVALE forma profissionais preparados não apenas para o mercado de trabalho, mas também para transformar a sociedade. “Esse selo simboliza o esforço coletivo de professores, alunos e pesquisadores que acreditam no poder do conhecimento para gerar soluções reais. Continuaremos incentivando cada vez mais a iniciação científica, pois ela é uma ponte entre a sala de aula e a construção de um mundo mais justo e inclusivo”, declarou o coordenador.